ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O deputado federal Abilio Brunini (PL) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) irão se enfrentar no segundo turno das eleições para prefeito de Cuiabá. O candidato do Partido Liberal foi o mais votado neste primeiro turno, alcançando 39,6% dos votos válidos, o que representa quase 126,944 mil votos, seguido do petista, que obteve 28,31% dos votos, o equivalente a pouco mais de 90,719 mil totais.
Na contramão de praticamente todas as pesquisas eleitorais, ficou o deputado estadual Eduardo Botelho (União), que alcançou a marca de 88,9 mil votos, ou seja, 27,7% dos votos válidos; e na lanterna, o empresário Domingos Kennedy (MDB), que conquistou 4,31% da preferência, próximo a 13,8 mil votos.
Os votos brancos e nulos contabilizaram 3,33% e 2,88%, respectivamente.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A diferença de votos entre Abilio e Lúdio é de mais de 36 mil. Com apenas dois candidatos na disputa, a tendência é que os ataques e troca de acusações, que ocorreram durante toda a campanha de primeiro turno, intensifiquem-se.
O segundo turno está marcado para o próximo dia 27. Para ser eleito, o candidato que obtiver mais votos válidos.
“Pra mim foi tudo surpresa, foi um resultado contrariando todas as pesquisas”, afirmou em coletiva de imprensa após resultado final dos votos.
Para Abilio, todas as pesquisas eleitorais mostravam o adversário Eduardo Botelho (UB) na frente. “Eu vivo falando que a verdadeira pesquisa é a da urna, é o povo que decide. A pesquisa é um norte, um pedaço do momento e um recorte. Mas a gente está pé no chão, vamos aguardar, vamos ver as apurações e os resultados”, disse o candidato.
Abilio ainda contou que já recebeu mensagens a respeito do resultado do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). “Já recebi o Whatsapp dos parabéns e daqui a pouco vamos conversar”.
Sobre a diferença entre as eleições de 2020 e 2024, Abilio enfatizou seu amor contínuo por Cuiabá e sua disposição para implementar mudanças significativas na cidade.“Continuo com muito amor por Cuiabá, com muita vontade de fazer as coisas diferentes, vontade de mudar a nossa cidade, melhorar a nossa cidade. Eu acredito que a gente vai ter oportunidade de conversar com as pessoas de apresentar a nossas propostas”, disse.
Para o segundo turno, o candidato do PL destacou a importância de avaliar os resultados obtidos, identificando erros e acertos.“Vamos ver os resultados, vamos olhar aonde que a gente foi bem, onde a gente precisa melhorar, com quem que a gente consiga conversar e qual o projeto a gente tem que apresentar para perto do segundo turno”, comentou.