Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,17
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024, 13:30 - A | A

13 de Dezembro de 2024, 13h:30 A- A+

Política e Eleições / SEM INTERVENÇÃO

Abilio propõe que TJ antecipe posse da equipe na Saúde para evitar colapso: "Acho que caberia o Tribunal de Justiça antecipar a gente na ação"

A proposta do novo prefeito eleito surge após a possibilidade de uma nova intervenção na Saúde de Cuiabá ser cogitada, cenário que se repetiria, tendo em vista, que a gestão da pasta foi assumida por uma equipe nomeada pelo Estado durante nove meses

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O prefeito eleito Abilio Brunini (PL), visitou nesta quinta-feira (12), o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), e afirmou que neste momento, uma intervenção na Saúde de Cuiabá, não seria apropriada, tendo em vista, que  o mandato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) se encerra em 31 de dezembro.

Abilio sugeriu, contudo, que, caso necessário, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso ( TJMT) antecipe a posse de sua equipe na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), antes de ele assumir o comando do Alencastro. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

"Eu só sou prefeito a partir de 01 de janeiro. Nesse intervalo de tempo é decisão do Poder Judiciário. Se o Poder Judiciário quer fazer uma intervenção que faça. Se ele quiser que a gente antecipe parte da nossa gestão. Não eu. Mas pessoas que possam estar indo começando um administração  imediata para não correr esse risco  de dia 31, dia 1 ou 2, é uma decisão tudo bem. Mas se quiser aguardar dia primeiro, dia 2 no caso dela [Lúcia Helena Barboza Sampaio] que é secretária e será nomeada no dia 2  a gente aguarda também".

A intervenção estadual na saúde de Cuiabá ocorreu devido a grave situação administrativa e operacional. Contudo, Abílio argumenta que a solução seria uma antecipação de sua posse, permitindo que ele iniciasse reformas possíveis com mais celeridade, sem o tempo limitado de 10 a 15 dias que teria caso a gestão ficasse com o comando atual.

"Em 10, 15 dias não sei nem se consegue montar uma equipe tão rápida assim. Acho que caberia era o Tribunal de Justiça antecipar a gente na ação, começar dando a nós o espaço da gente ir nomeando as pessoas que vão cuidar do início da gestão e a gente começa antecipar esse processo com um pouco mais de celeridade para evitar que o caos piore...Se for para ter uma intervenção, eu acho que o mais correto seria fazer uma intervenção de antecipação do próximo gestor”, defendeu o prefeito eleito.

A proposta do novo prefeito eleito surge após a possibilidade de uma nova intervenção na Saúde de Cuiabá ser cogitada, cenário que se repetiria, tendo em vista, que a gestão da pasta foi assumida por uma equipe nomeada pelo Estado durante nove meses em 2023.

Apesar das críticas sobre o “caos” apontado na Saúde da Capital, autoridades, como o promotor de Justiça Milton Mattos da Procuradoria da Saúde, descartaram a intervenção. No entanto, ele defendeu a implementação de ações emergenciais para evitar um colapso no setor.

Abílio já confirmou que a médica Lúcia Helena Barboza Sampaio será a secretária de Saúde na sua gestão e está trabalhando para formar a equipe que assumirá em 1º de janeiro. Ele, no entanto, informou que só irá se manifestar no Tribunal de Justiça após visitar as unidades de saúde.

"A gente veio avaliar isso hoje, mas se for pra ter intervenção, acho que o mais correto seria fazer uma intervenção de antecipação do próximo gestor. porque não faz sentido você ter 10 dias, 15 dias porque não dá tempo de mudar a equipe e organizar a equipe da Saúde", reforçou.

A prioridade de Abílio é sanar as falhas estruturais e operacionais da saúde pública. Com um plano que inclui buscar mais repasses estaduais e federais, ele pretende fortalecer a gestão da saúde e evitar o agravamento da crise. Uma intervenção precoce pode ser a chave para organizar os serviços a um tempo de salvar vidas.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation