DA REDAÇÃO
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, e o adido para agricultura e para água da embaixada, Ari Fischer, visitaram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na manhã desta quarta-feira (13). Na ocasião, ambos receberam título de honraria e participaram da sessão ordinária que aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) 1368/2024, que institui o “Dia Estadual contra o Antissemitismo”.
A visita à ALMT integra a agenda dos representantes da embaixada israelense no estado, que incluiu viagem pelos municípios do interior e a assinatura de um termo de cooperação técnica com o governo estadual para troca de conhecimentos nas áreas de educação e segurança. Na Assembleia, eles foram recebidos pelos deputados Eduardo Botelho (União) e Maxi Russi (PSB), presidente e primeiro-secretário do Legislativo, respectivamente.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O Projeto de Lei 13/68/2024, de autoria do deputado Max Russi, estabelece que seja instituído o Dia Estadual contra o Antissemitismo, em 9 novembro, mesma data em que se celebra o Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo no território europeu.
A proposta da data, de acordo com o deputado Max Russi, tem por objetivo relembrar o passado sombrio para evitar o retorno das atrocidades que acometeram o povo judeu. “O projeto busca estreitar o relacionamento com Israel, o Parlamento estadual apresentou um projeto contra o antissemitismo que busca reduzir ou coibir o preconceito e outras violências”.
Para o Embaixador Daniel Zonshine, o projeto tem um papel importante para a educação da população sobre o é o antissemitismo. “O projeto ajuda a difundir informações para identificar o antissemitismo, especialmente no último ano, que vem crescendo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Por isso também assinamos esse termo de cooperação para ajudar no processo de reconhecimento do antissemitismo, seja na educação e nas áreas de segurança”.
O presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, destacou a relação entre Mato Grosso e Israel, que são parceiros comerciais e podem aproximar ainda mais essa troca, não só de produtos, mas também de conhecimento. “Israel exporta tecnologia e somos um comprador dessa tecnologia, seja com relação à segurança na região de fronteira, seja para a agricultura de precisão, além de grande experiência para solucionar problemas hídricos. A aproximação é sempre positiva para os dois lados”.
De acordo com o Embaixador Daniel Zonshine, foi discutido com algumas entidades no estado sobre as tecnologias disponíveis para os setores de educação, de agricultura e que podem ser absorvidos por Mato Grosso. “A relação e a troca de experiência, com base também nas pesquisas que desenvolvemos, pode contribuir para melhorar não apenas a balança comercial, mas também a vida das pessoas”.
Honraria
Durante a sessão ordinária realizada na manhã de quarta-feira, os deputados entregaram duas honrarias aos representantes da Embaixada de Israel. O embaixador Daniel Zonshine foi condecorado com a Comenda Filinto Müller, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, destinada a homenagear personalidades brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares. O adido agrícola de Israel no Brasil, Ari Fisher, recebeu a Comenda Marechal Rondon.