ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O fortalecimento da autonomia financeira dos municípios será um dos principais desafios dos novos prefeitos que iniciam o mandato de quatro anos com muitos compromissos e poucos recursos em caixa. Para auxiliar nessa demanda, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) vai orientar os gestores e equipes a fortalecer a arrecadação de receitas próprias para viabilizar investimento em setores estratégicos, como saúde, educação e infraestrutura.
Uma das alternativas para atingir esse resultado será a realização de capacitações e orientações técnicas para esclarecer dúvidas e sugerir estratégias de fomento à arrecadação própria. A associação está elaborando um calendário de cursos contemplando várias áreas da gestão pública, visando preparar os gestores para os desafios do mandato.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que é importante dar uma atenção maior à cobrança dos tributos municipais para que as prefeituras não fiquem tão dependentes de transferências constitucionais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“É importante que os novos gestores estejam atentos a essa temática, pois o fortalecimento das finanças locais possibilita a prestação de serviços diversos e contribui para um planejamento eficiente e sustentável”, assinalou Bortolin, acrescentando que entre as principais fontes de receita própria das prefeituras estão o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto sobre Serviços (ISS) e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Atualização cadastral, fiscalização mais intensa, investimento em um sistema de gestão de tributos e ações de incentivo ao pagamento pelos contribuintes são algumas das medidas que podem ser adotadas pelos gestores para melhorar a arrecadação local.