ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
Nesta segunda-feira (25), foi lançado pelo governo do Estado, o “Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado” para intensificar as ações de segurança pública, em um pacote de medidas integradas de combate ao crime organizado e proteção e defesa ao cidadão de Mato Grosso.
O governador Mauro Mendes (União) anunciou a criação da Secretaria de Justiça de Mato Grosso (Sejus-MT) que terá como foco principal a atuação no sistema prisional mato-grossense. A Pasta será comandada pelo delegado Victor Hugo Bruzolato e pelo chefe do departamento federal penal, André Fernandes, como secretário adjunto.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A Secretaria será a responsável por administrar os Sistemas Penitenciário e Socioeducativo e a política estadual sobre drogas. O secretário adjunto de Administração Penitenciária será o policial penal federal André Fernandes Ferreira, que já foi secretário de Segurança Pública no Estado de Roraima.
Além disso, será criado o Centro de Monitoramento externo do todo o Sistema Penitenciário, com a utilização de câmeras do programa Vigia Mais MT, que serão instaladas em todas as penitenciárias e cujo monitoramento será feito pelo setor de inteligência da Sesp.
Crédito: Mayke Toscano/Secom-MT
Com o desmembramento, a Sesp ficará focada nas ações de enfrentamento ao crime organizado.“Vamos caminhar lado a lado, mas teremos um secretário dedicado ao tema do Sistema Prisional, em que ele vai ter várias atuações específicas operacionais, com criação de procedimentos e implantação de tecnologias dentro do Sistema Penitenciário. Essa dedicação exclusiva vai permitir que o secretário fique focado em tudo que seja necessário para que tenhamos um sistema penitenciário controlado, que possa dar tranquilidade para o servidor, para que a pessoa que cometeu crime cumpra sua pena e que tenhamos melhores resultados, sem gabinetes do crime instalados nas unidades penais”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri.
Como explicado pelo secretário de Segurança, César Roveri, a Sejusc irá atuar no sistema prisional, no socioeducativo e também na política estadual sobre drogas.
“Teremos um secretário dedicado a essa pasta, onde vai ter várias atuações como a criação de procedimentos, implantação de tecnologias no sistema penitenciário. Iremos expandir o Vigia Mais MT com o monitoramento externo das unidades penais. Teremos câmeras instaladas em todas as unidades penais de Mato Grosso e faremos um monitoramento externo feito pela Sesp nas 41 unidades penais do estado”, explica Roveri.
Dentro do programa, também foram anunciadas as criações das Coordenadorias de Combate ao Crime Organizado e de Recuperação de Ativos da Polícia Civil, que irão atuar no enfrentamento à lavagem de dinheiro e na recuperação de ativos para o Estado, além da criação de quatro delegacias especializadas no combate ao crime organizado, sendo em Cuiabá, Cáceres e Sinop (Draco/GCCO), e em Lucas do Rio Verde (Derf).