Cuiabá, 21 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,09
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024, 13:40 - A | A

28 de Agosto de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / SAÚDE DE MT

Deputado Dr João propõe Projeto de Lei que reutiliza medicamentos de alto padrão e economizará milhões nos cofres públicos

Projeto de Lei visa reanalisar medicamentos vencidos ou disponibilizados seriam reanalisados em laboratório específico na UFMT e, atendendo os padrões estabelecidos, e com as autorizações e acompanhamento da equipe da SES

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), apresentou à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) um projeto que poderá ajudar a economizar milhões aos cofres públicos e, de quebra, evitar que diversos medicamentos de alto custo sejam descartados, podendo ser reutilizados pela população do estado.

O professor Leonardo Gomes de Vasconcelos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), procurou o deputado Dr. João para apresentar o projeto “Devolução e Reutilização dos Medicamentos da Farmácia de Atendimento ao Componente Especializado e de Alto Custo da Baixada Cuiabana do Estado de Mato Grosso”. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Em suma, os medicamentos vencidos ou disponibilizados seriam reanalisados em laboratório específico na UFMT e, atendendo os padrões estabelecidos, e com as autorizações e acompanhamento da equipe da SES, teriam a possibilidade de serem reintroduzidos à comunidade, ampliando assim o atendimento de quem precisa.

"O projeto, através de um termo de cooperação técnica entre a UFMT e a SES, com apoio da Assembleia Legislativa, pretende fazer um estudo/piloto de reintrodução de medicamentos de alto custo para a população, ampliando o atendimento a quem precisa e minimizando o gasto do Estado com descarte adequado desses produtos", destacou Dr. João.

A equipe do projeto, representada pelo professor Leonardo Gomes de Vasconcelos, lembra ainda que o estado também minimizará gastos com os descartes desses medicamentos. "Sabemos a dificuldade que é conseguir medicamentos de alto custo e, com o projeto, podemos ampliar o atendimento e fazer com que cheguem a quem precisa".

No projeto, estarão envolvidos docentes e estudantes do Instituto de Química e da Faculdade de Medicina da UFMT e a equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

Uma reunião entre a Secretaria de Estado de Saúde e a equipe responsável pelo projeto já aconteceu na última semana, no gabinete do deputado Dr. João e o projeto está sendo analisado, para que haja seguimento.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation