Cuiabá, 12 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,91
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024, 16:40 - A | A

11 de Dezembro de 2024, 16h:40 A- A+

Política e Eleições / DISCUSSÃO MESA DIRETORA

katiuscia rebate críticas após Maria Avalone se unir ao G5 e destaca falta de equilíbrio no debate

"É um direito da vereadora Maria Avalone, assim como existem homens que acreditam em uma chapa 100% feminina e existem mulheres que sentem a necessidade de compartilhar essa chapa

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A vereadora eleita Katiuscia Manteli (PSB), se posicionou sobre a eleição da Mesa Diretora na Câmara Municipal de Cuiabá. A parlamentar reforçou que a questão vai além de um debate sobre gênero, pois a proposta visa destacar a qualificação das mulheres eleitas e sua capacidade de liderança.

O projeto de uma Mesa Diretora formada por mulheres já conta com o apoio de cinco vereadores homens, conforme explicou Katiuscia. Para ela, a ampliação desse apoio é essencial para que a proposta seja viável. Além disso, ela é uma das indicadas para compor o quadro da Mesa, representando o PSB como candidata ao cargo de primeira-secretária.

De acordo com Katiuscia, a atual Mesa Diretora, formada exclusivamente por homens, nunca foi alvo de questionamentos sobre divisão de gênero. Para ela, esse debate surge apenas quando a proposta envolve a representatividade feminina.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

"A gente tem buscado diante das artiiculações, uma Mesa 100% feminina. Nós temos mulheres nesse grupo suficente para montar essa Mesa. Nós temos a Mesa encabeçada pela vereadora Paula Calil. Eu faço parte da chapa também...Mas nós temos principalmente o apoio de cinco vereadores homens que apoiam uma chapa 100% feminina", afirmou. 

A vereadora respondeu às críticas feitas pela colega Maria Avalone (PSDB) sobre a formação de uma Mesa Diretora exclusivamente feminina na Câmara Municipal de Cuiabá. Segundo Maria Avalone, uma chapa composta apenas por mulheres poderia intensificar a divisão de gênero. Contudo, Katiuscia argumentou que essa percepção ignora a realidade da atual composição do legislativo municipal.

"É um direito da vereadora Maria Avalone, assim como existem homens que acreditam em uma chapa 100% feminina e existem mulheres que sentem a necessidade de compartilhar essa chapa. Porém, nós temos uma chapa 100% masculina na Câmara de Vereadores e ninguém fala assim de divisão de gênero. Mesmo sendo um a chapa 100% masculina". 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Então, eu não vejo uma chapa 100% feminina como uma questão de gênero. Hoje, nós temos oito mulheres eleitas. É um momento histórico para Cuiabá e eu acho que nós faremos historia em um momento em que tanto se discute aí o protagonismo feminino".

Vereadora Katiuscia faz questão de ressaltar que o foco deve ser a qualificação das vereadoras e o impacto positivo de sua atuação, e não apenas a discussão sobre gênero. A proposta de uma Mesa Diretora feminina, segundo ela, não é sobre criar divisões, mas sim sobre promover a equidade e destacar as capacidades das mulheres no cenário político de Cuiabá. "Importante lembrar que que é uma chapa para trabalhar para os vereadores e não para as mulheres. E só vamos chegar neste consenso com o apoio dos homens. Então nós temos um grupo de homens nos apoiando e a gente acredita que não se trata de ser homem ou ser mulher, se trata da oportunidade aí de um marco histórico. Estamos falando de mulheres qualificadas, capacitadas e eleitas aí dentro de um processo legislativo e muito bem votadas que colocaram seu nome nessa lista". 

Além disso, Katiuscia reforçou que a questão vai além de um debate sobre gênero, pois a proposta visa destacar a qualificação das mulheres eleitas e sua capacidade de liderança.

“A ideia não se trata de excluir ninguém, mas sim de valorizar a competência das mulheres que foram democraticamente eleitas. Queremos trabalhar para todos os vereadores, independentemente de gênero, e promover uma gestão inclusiva”, acrescentou.

Assim, o debate reflete tanto a necessidade de maior equilíbrio quanto a importância de quebrar paradigmas na política local, mostrando que avanços podem ser conquistados com consenso e diálogo.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation