Cuiabá, 18 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,68
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 07:40 - A | A

18 de Outubro de 2024, 07h:40 A- A+

Política e Eleições / "LEI DA MALDADE"

Lúdio afirma que Lei do Transporte Zero prejudica pescadores e ribeirinhos e requer mudanças em Cuiabá

Candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio atuou o tempo todo em defesa de milhares de famílias que vivem da pesca

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Ribeirinhos e pescadores profissionais da Baixada Cuiabana aderiram à campanha do candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral no programa eleitoral desta quinta-feira (17). Em reconhecimento ao trabalho de Lúdio na Assembleia Legislativa contra a lei da Cota Zero ou Transporte Zero, os pescadores declararam apoio ao candidato e demonstraram confiança na atuação de Lúdio junto ao governo federal para resgatar a dignidade das famílias.

Desde o começo do ano, a lei do governo estadual prejudica milhares de pescadores e seus familiares, que passam fome e vivem na miséria por causa da proibição da pesca das espécies mais importantes em Mato Grosso.

"Faço questão de afirmar o nosso apoio da cadeia da pesca ao doutor Lúdio Cabral. Nós somos 16.033 famílias desempregadas, sobrevivendo na miséria, passando fome, passando dificuldades", diz o pescador Jonas dos Santos no programa. "É dolorido a sua esposa falar para você comprar uma carne e você não ter dinheiro, seu filho querer um picolé e você não ter dinheiro", completa o pescador Benedito Ribeiro, revoltado com a lei. A legislação proíbe a pesca de 12 espécies por cinco anos no estado, comprometendo a renda das famílias ribeirinhas.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

No programa, Lúdio se reúne com os pescadores na beira do Rio Cuiabá e recebe a manifestação de apoio. O candidato também lembra da sua atuação em defesa da cadeia da pesca desde 2019, defendendo a reprovação da proposta do governo na Assembleia, participando de reuniões, audiências públicas e votando sempre a favor dos pescadores.

Lúdio realizou mobilizações contra a proibição da pesca artesanal e profissional. Entregou documentos denunciando os perigos da lei da Cota Zero ou Transporte Zero ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro da Pesca, André de Paula (PSD) e ao advogado-geral da União, Jorge Messias. O candidato também apoiou a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a proibição da pesca em Mato Grosso. Lúdio ainda defendeu o Rio Cuiabá contra a instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e contra o avanço do desmatamento das margens dos rios e da poluição que afetam a vida dos peixes.

"Após a aprovação da lei, nós continuamos na luta. Fui a Brasília me reunir com todos os órgãos federais em busca de pareceres favoráveis aos pescadores e contrários a essa lei da maldade. Na prefeitura, nós vamos estar juntos dos pescadores sempre, fortalecidos e com o apoio do governo federal. Vamos lutar até vencermos, até revogarmos e anularmos essa lei da maldade, que é a Lei da Cota Zero", diz Lúdio no programa eleitoral.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation