ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O candidato a prefeito Lúdio Cabral e a candidata a vice-prefeita Rafaela Fávaro assinaram a Carta Compromisso pela Defesa da Liberdade de Expressão e da Segurança de Jornalistas e Comunicadores nas Eleições 2024, reafirmando o comprometimento da coligação “Coragem e Força pra Mudar” com a liberdade de imprensa e a proteção dos profissionais da comunicação em Cuiabá.
A iniciativa, promovida pela Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores, é uma ação conjunta de entidades como o Instituto Vladimir Herzog e a Artigo 19, que combatem ataques e ameaças a esses trabalhadores em todo Brasil. “Com muita honra assinei esta carta, porque é nosso dever, especialmente no exercício dos nossos mandatos, defender a verdadeira liberdade de imprensa”, destacou Lúdio.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Rafaela, que é jornalista, reforçou a importância do respeito aos direitos fundamentais da imprensa livre, sobretudo em um cenário marcado pela crescente violência contra jornalistas, em especial mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+. “A liberdade de expressão e o trabalho jornalístico são pilares da democracia. Não podemos tolerar intimidação ou ataques a quem se dedica a informar a sociedade”, afirmou.
A candidata também chamou a atenção para os dados apresentados no documento, que cita relatório da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que aponta alta de 328,4% nas agressões contra profissionais da comunicação entre os anos de 2019 e 2022. Segundo o estudo, em 2023, 52,1% dos alertas ocorreram em ambiente digital e em 57% dos casos, os autores eram agentes do Estado.
Diante disso, se comprometeu publicamente a adotar ações que promovam o respeito e a segurança dos profissionais da comunicação não apenas durante a campanha, mas na gestão ao lado de Lúdio, condenando qualquer forma de violência ou censura. Entre os pontos pactuados, está a adoção de discursos que não incentivem a violência e o compromisso com políticas que promovam a comunicação popular e comunitária.
Rafaela reforçou que esses princípios norteiam sua visão sobre uma gestão democrática, transparente e aberta ao diálogo com a mídia e com a sociedade. Assim, a assinatura reforça seu alinhamento com os direitos humanos e sua dedicação em promover uma campanha limpa, inclusiva e respeitosa, garantindo que a imprensa exerça livremente seu papel fundamental no processo eleitoral.