ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), afastados do cargo.
Zanin, que seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República, ainda negou revogar o monitoramento eletrônico imposto aos magistrados. A decisão é desta segunda-feira (09).
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Contudo, o ministro autorizou que Sebastião de Moraes volte a ter contato com o filho Mauro Thadeu Prado de Moraes, que também é um dos investigados, e ainda determinado o desbloqueio de valores acima do estabelecido como parâmetro para garantia do juízo.
Os desembargadores foram alvos da Operação Sisamnes, deflagrada no mês passado, para apurar um suposto esquema de venda de sentenças envolvendo o advogado falecido Roberto Zampieri, executado a tiros em frente ao seu escritório em dezembro de 2023.
A investigação é resultado da análise de seu aparelho telefônico, que foi apreendido a época do crime para auxiliar na investigação do assassinato.
João Ferreira e Sebastião já estavam afastados do TJ desde agosto passado. Com a operação, autorizada por Zanin, eles passaram a usar tornozeleira eletrônica, sofreram bloqueio de até R$ 500 mil, além de ficarem proibidos de manter contato com outros investigados e de saírem do país.
Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.
A operação
A operação Sisamnes foi desencadeada para apurar os crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional, cuja apuração iniciou após a morte do advogado Roberto Zampieri.
As investigações apontam para um suposto esquema de venda de decisões judiciais, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.
De acordo com as apurações, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses.
Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.