ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
Durante visita oficial à Itália, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública ao comandante-geral dos Carabinieri, Teo Luzi. O texto, que está em análise pelo Congresso Nacional brasileiro, tem como um dos objetivos a criação de um modelo de polícia ostensiva federal com atuação em todo território nacional.
Luzi concordou sobre a importância de contar com forças policiais ostensivas de âmbito nacional e destacou a necessidade de uma coordenação eficaz entre as diversas forças de segurança e agências de aplicação da lei para combater o crime organizado de forma mais eficiente. O comandante-geral dos Carabinieri sugeriu ainda, a criação de um protocolo de cooperação entre Brasil e Itália, que incluiria o intercâmbio de missões técnicas entre os dois países.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Os Carabinieri desempenham um papel duplo como força ostensiva e investigativa, sendo amplamente reconhecidos pela manutenção da ordem pública e solução de crimes. A troca de experiências e conhecimentos com o Brasil tem o potencial de aprimorar as operações de segurança em ambos os países, além de fortalecer a colaboração no combate ao crime organizado e a outras ameaças de natureza internacional.
Além disso, Teo Luzi expressou disposição em colaborar com o ministro Lewandowski, por meio de apoio e compartilhamento de experiência acumulada pela Itália nas últimas décadas. O comandante-geral dos Carabinieri ainda ressaltou a importância de trocar conhecimentos sobre o funcionamento da segurança pública e a organização das polícias nos dois países.