Cuiabá, 24 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,69
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024, 13:40 - A | A

23 de Outubro de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / TRANSPORTE E ENERGIA

Ministros do Governo Federal se reúnem com líderes do transporte e energia em Madrid

Encontro foi focado em discutir desafios de concessões e financiamento para projetos sustentáveis

ELISA RIBEIRO

Nesta terça-feira (22), os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e dos Transportes, Renan Filho, marcaram presença no simpósio Ibero-América GRI Infra & Energy, realizado em Madrid. O evento reuniu líderes do setor de transporte e energia para discutir os desafios relacionados a concessões, estruturação, desenvolvimento e financiamento de projetos na América Latina.

Durante o encontro, foram abordados temas cruciais, como os obstáculos enfrentados pelos investidores internacionais e a importância do financiamento sustentável e das parcerias público-privadas. O ministro Silvio Costa Filho destacou que o governo federal está comprometido com o desenvolvimento sustentável e a descarbonização, mencionando a implementação de "navios verdes". “Estamos estruturando os principais portos e ampliando nosso calado. Com um calado maior, podemos receber navios maiores, que estão sendo produzidos atualmente com foco na sustentabilidade”, afirmou.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Costa Filho também ressaltou o grande potencial do Brasil para a produção do Combustível Sustentável de Aviação (SAF), produzido a partir de matérias-primas e processos sustentáveis. Segundo ele, o Brasil tem a capacidade de se tornar o maior exportador de SAF do mundo.

No que diz respeito às hidrovias, o ministro expressou a expectativa de que a primeira concessão hidroviária ocorra já no primeiro semestre de 2025, abrangendo a hidrovia do Madeiro e a do Tocantins. Ele também enfatizou a relevância das hidrovias para a preservação ambiental, ressaltando que a cada 25 barcaças em operação, são 500 caminhões a menos nas estradas, o que resulta em uma redução de 40% nos custos logísticos.

Renan Filho enalteceu o trabalho da Pasta de portos e aeroportos, e que o Brasil se destaca sendo o maior exportador de alimentos do mundo. “Para sustentar essa posição, o País conta com portos modernos, preparados para atender à demanda global. Com 59 aeroportos concessionados, o setor tem atraído dez vezes mais investimento privado”. O ministro dos transportes declarou que mais de 120 milhões de passageiros devem voar pelo Brasil, recuperando os níveis de movimentação anteriores à pandemia.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation