PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Nesta terça-feira (7), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, os deputados estaduais Júlio Campos, Janaina Riva, Dr. João e Eduardo Botelho, visitaram as obras do Centro Médico Infantil, que está sendo construído no antigo prédio do Pronto Socorro Municipal, localizado na Avenida General Valle, no bairro Bandeirantes.
Com um investimento de R$ 5,5 milhões, fruto de uma parceria entre o governo do Estado e o município, o novo centro será especializado no atendimento pediátrico e contará com nove consultórios, 25 leitos e suporte para diagnósticos. Além disso, o projeto prevê a ampliação da estrutura, que passará a oferecer serviços clínicos e cirúrgicos, além de 15 leitos de UTI pediátrica.
O prefeito da Capital explicou que está aguardando as informações técnicas necessárias para tomar as providências e concluir a obra do Centro Médico Infantil. "Após ter acesso ao relatório do fiscal de contrato, dependendo da demanda, iremos entrar em contato com o governador Mauro Mendes e também com parlamentares estaduais e federais para solicitar apoio e concluir essa obra. Esse projeto é do povo cuiabano e requer união da classe política para levá-lo adiante", afirmou o Abilio.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A Secretária Municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, ressaltou a importância de um Centro Médico Infantil em Cuiabá. "Será um espaço com profissionais especializados ao atendimento infantil, ampliando a capacidade de atendimento do município".
O presidente da ALMT, deputado estadual Eduardo Botelho, durante a visita ao Centro Médico Infantil, comentou sobre a situação da obra e os esforços para sua conclusão. Ele afirmou: "Estamos aqui no antigo Pronto Socorro de Cuiabá, no 3° andar, na ala pediátrica, onde tem UTI, tem consultório, tudo aqui montado. Temos uma obra aqui do ano passado, em um convênio com a Assembleia Legislativa. Na época da intervenção, nós colocaríamos recursos para terminar essa ala pediátrica para auxiliar no atendimento das nossas crianças. Nós estamos olhando agora, vendo o que falta para nós aportarmos recursos para terminar essa obra e entregá-la à população."
A deputada estadual Janaina Riva, emocionada, destacou as condições precárias enfrentadas pelas mães dos pacientes. "Estamos aqui reunidos com os deputados estaduais exatamente para, juntos, podermos ver essa obra que a doutora Gleyde quer realizar aqui, e nos sensibilizou demais porque são mães dormindo em cadeira de fio, infiltração na parede, os banheiros, as macas quebradas. Então, assim, um atendimento à criança e ao adolescente precisa ter um atendimento de maior atenção, de qualidade e acolhimento à família. Esse é nosso objetivo aqui hoje, junto à secretária de Cuiabá. A gente vai ter que fazer um repasse para o município e o município executar", declarou Janaina.
Todos os parlamentares presentes no local se comprometeram a dialogar com o Executivo municipal e até avaliar a possibilidade de devolver parte do duodécimo para ajudar a auxiliar o caixa da Prefeitura de Cuiabá, visando a conclusão da obra do Centro Médico Infantil.