ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
Em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (07), a Câmara de Cuiabá aprovou um projeto de resolução que aumenta o número de Comissões Permanentes na Casa de Leis e ainda institui a possibilidade de participação remota em sessões extraordinárias. A matéria foi aprovada de forma unânime e recebeu 26 votos favoráveis.
Com a aprovação da propositura, foram criados outros sete grupos temáticos na Casa de Leis. A maioria deles são oriundos de desmembramentos como a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Idosos e Pessoas com Deficiência, que foi desmembrada em duas novas comissões: a Comissão de Direitos dos Idosos e a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Além disso, a Comissão de Transporte, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos dos Animais foi dividida em três novas comissões: a Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo, a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais e a Comissão de Transporte, entre outras mudanças.
Diante disso, o número de comissões saltou de 26 para 23. “Percebemos que havia uma sobrecarga de temas em algumas comissões, o que gerava divergências e dificultava o entendimento dos assuntos. Por isso, a necessidade de separá-las, visando não apenas o atendimento às demandas da Câmara, mas também a atenção à Reforma Administrativa que está sendo proposta pela Prefeitura de Cuiabá nesta nova gestão”, explicou a presidente da Casa de Leis, Paula Calil (PL).
O mesmo projeto ainda prevê a participação dos vereadores de forma online, exclusivamente em sessões extraordinárias que forem convocadas durante recesso parlamentar.
“A sessão extraordinária híbrida não se aplica às sessões ordinárias e nem às sessões extraordinárias fora do recesso parlamentar, que ocorrem durante o funcionamento ordinário de cada Sessão Legislativa anual”, determina a matéria.
Além de Paula, compõem a bancada as vereadoras: Maysa Leão (Republicanos) como vice-presidente, Michelly Alencar (União), com a segunda vice-presidência, Katiuscia Manteli (PSB) como primeira-secretária e Doutora Mara (Republicanos) como segunda-secretária.