PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Nesta terça-feira (21), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), manifestou seu compromisso em fortalecer a atenção à saúde mental em Cuiabá. Durante um encontro com lideranças locais, Abilio destacou sobre a importância de aprimorar o atendimento oferecido pela Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), que atualmente funciona no Horto Florestal. A iniciativa foi articulada pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), que participou do encontro e relatou a importância de investir em estratégias que promovam o bem-estar da população.
Segundo a vereadora, o fortalecimento da URPICS é uma demanda crescente, considerando o impacto positivo das práticas integrativas e complementares na saúde mental e na qualidade de vida dos cidadãos.
“O prefeito Abílio fez o compromisso de conhecer a unidade, para que ela possa se fortalecer e continuar fazendo esse trabalho que hoje impacta a vida de cerca de mil pacientes por mês e pode impactar a vida de muito mais pessoas”, destacou a republicana.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A vereadora destacou que a URPICS ficou abandonada por cerca de oito anos durante a gestão anterior, mas que seu gabinete assumiu a responsabilidade pela unidade, buscando revitalizá-la e reforçar a importância de seu papel no atendimento à saúde mental da população. A parlamentar também enfatizou a relevância do serviço de acolhimento às mães atípicas, um projeto que ela mesma conhece de perto, sendo mãe de João Lucas.
“Eu conheci a URPICS, através do projeto de acolhimento às mães atípicas, além do atendimento individual acontece uma roda terapêutica que acolhe mães atípicas, que muitas vezes estão adoecidas e costumam ficar em segundo plano, por falta de acesso ao atendimento de saúde mental”, pontua Maysa.
Durante a reunião, um dos principais temas discutidos foi a necessidade de estruturar adequadamente a URPICS. A vereadora Maysa explicou sobre a importância de garantir que a unidade tenha as condições necessárias para oferecer um atendimento de qualidade, seja no Horto Florestal ou em outro local em meio à natureza, o que poderia incentivar ainda mais pessoas a se beneficiarem dos tratamentos.
Maysa ressaltou que as atividades oferecidas pela URPICS fazem parte do programa de terapias integrativas do Ministério da Saúde. Ela acredita que essas práticas, como acolhimento e terapias alternativas, têm o potencial de reduzir significativamente a demanda por atendimentos de emergência psiquiátrica nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
“A saúde mental em Cuiabá pede socorro” finalizou a parlamentar.
Também participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, José Afonso Botura Portocarrero, e as servidoras da Unidade, Flávia Dias e Talizia Hirooka de Medeiros.