ript data-cfasync="false" type="text/javascript" id="clever-core"> /* */
Cuiabá, 03 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,82
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 16:40 - A | A

03 de Fevereiro de 2025, 16h:40 A- A+

Política e Eleições / AÇÕES EMERGENCIAIS

Prefeitura de Várzea Grande está atuando para recuperar áreas afetadas pelas chuvas e anuncia ação estruturante

No período da seca, a tubulação atual será substituída por aduelas, garantindo maior capacidade de escoamento e evitando obstruções

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

As fortes chuvas que ocorreram no último sábado (1º) em Várzea Grande causaram grandes estragos, especialmente nos bairros Construmat e Alameda, resultando em famílias desabrigadas. Em resposta à situação, a prefeita Flávia Moretti (PL) tomou medidas imediatas junto com sua equipe. Ela foi acompanhada pelo secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Ronei Scarton Júnior, e pelo secretário de Viação e Obras, Celso Luiz Pereira. Juntos, determinaram ações emergenciais para reduzir os danos das inundações e iniciar melhorias na infraestrutura da área afetada.

Como explica o secretário Celso, a secretaria de Viação e Obras mobilizou duas equipes com retroescavadeiras para atuar emergencialmente. 

O secretário Celso Luiz Pereira, detalhou as ações emergenciais adotadas pela secretaria para mitigar os impactos das fortes chuvas. Ele informou que foram mobilizadas duas equipes com retroescavadeiras para realizar os trabalhos de limpeza. Além disso, o município de Cuiabá, por meio do secretário de Obras, Reginaldo Teixeira, também prestou apoio, disponibilizando uma grande escavadeira para agilizar os serviços e reduzir os danos causados pelas inundações.

”Contamos também com o apoio do município de Cuiabá, por meio do secretário de Obras, Reginaldo Teixeira, que disponibilizou uma grande escavadeira, permitindo a limpeza emergencial e a redução dos danos", afirmou.

Como medida preventiva, a prefeitura pretende realizar um mapeamento dos pontos críticos da cidade para a substituição da atual tubulação por aduelas, estruturas maiores e mais resistentes, que reduzirão o risco de entupimentos. "Vamos mapear essas áreas vulneráveis e, na época da seca, substituir os tubos por aduelas, garantindo maior capacidade de escoamento e evitando obstruções causadas até mesmo por pequenos galhos", explicou o gestor.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O secretário de Obras explicou que os alagamentos registrados foram consequência de diversos fatores, principalmente a falta de uma rede de drenagem eficiente para escoar o grande volume de água. A região, localizada em uma baixada, sofreu ainda mais com a ocupação desordenada ao longo dos anos, o que reduziu as áreas de absorção do solo e agravou a sobrecarga da rede existente. Além disso, o acúmulo de lixo contribuiu para obstruções e piorou a situação. O secretário ressaltou que grande parte do lixo carregado pela enxurrada foi parar no rio Cuiabá, agravando ainda mais o problema.

Conscientização da população

Além das intervenções estruturais, a prefeitura reforça a necessidade de conscientização da população sobre o descarte irregular de resíduos. Durante as ações de limpeza, foram encontrados sofás, geladeiras e outros objetos descartados em terrenos baldios, que servem como criadouros de mosquitos transmissores de doenças e podem ser arrastados pelas chuvas.

"Essa cultura de simplesmente jogar um guarda-roupa, uma geladeira ou restos de poda na rua precisa mudar. Na época de chuvas, inevitavelmente, esses resíduos são levados para a rede de drenagem, causando entupimentos e aumentando os riscos de enchentes", alertou Celso Luiz.

A gestão da prefeita Flávia Moretti reafirma seu compromisso com a recuperação das áreas afetadas pelas fortes chuvas e destaca a importância da colaboração da comunidade para evitar novos transtornos. Além das ações emergenciais, a administração municipal segue empenhada em soluções definitivas para garantir mais segurança e qualidade de vida à população de Várzea Grande.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation