ript data-cfasync="false" type="text/javascript" id="clever-core"> /* */
Cuiabá, 03 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,82
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 13:40 - A | A

03 de Fevereiro de 2025, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / AÇÃO INÉDITA

Ação conjunta do governo de Goiás e PF facilitará a regularização de imigrantes no estado

A iniciativa é pioneira no país e visa facilitar a regularização de estrangeiros, incluindo refugiados e apátridas

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), na última sexta-feira (31), firmou um acordo de cooperação com a Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás (PF/GO) para melhorar o atendimento a imigrantes no estado.

O objetivo da parceria é promover o desenvolvimento de projetos e ações conjuntas, com foco na emissão de documentos essenciais para os imigrantes, como a Certidão de Movimentos Migratórios, o Registro Nacional Migratório (RNM) e a Carteira Nacional de Registro Migratório (CRNM). Além disso, a Polícia Federal irá capacitar os servidores da Seds, preparando-os para lidar com essas e outras demandas relacionadas aos imigrantes.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

A Seds como órgão responsável pela formulação e gestão de políticas públicas voltadas à superação da vulnerabilidade social e à melhoria da qualidade de vida, desempenhará um papel crucial na mediação entre os imigrantes e a Polícia Federal em Goiás (PF/GO). Ao assumir essa função, a Seds busca agilizar os processos de regularização migratória, proporcionando um encaminhamento direto e eficiente das solicitações.

A superintendente da PF/GO, Marcela Rodrigues Vicente, ressaltou o caráter inovador da iniciativa e o impacto positivo para quem mais precisa. “Uma das metas desse trabalho é ampliar em 50% o número de atendimentos diários a imigrantes que necessitam dos serviços da Polícia Federal em Goiás”, afirmou.

O secretário Wellington Matos enfatizou a relevância da parceria, destacando o papel da Seds como ponto de convergência entre imigrantes e demais órgãos. “Muitos chegam em situação de extrema vulnerabilidade e precisam, antes de tudo, de apoio institucional para reconstruírem suas vidas. A documentação é o primeiro passo, abrindo portas para o trabalho, a educação, a moradia e, consequentemente, para a dignidade”, concluiu.

De acordo com o Observatório Estadual de Refugiados, Migrantes e Apátridas de Goiás, o estado conta atualmente com 19.748 imigrantes registrados. A maioria desses imigrantes é composta por venezuelanos, representando 19,5% do total, seguidos pelos haitianos (18,2%) e colombianos (9,5%).

Os municípios que mais recebem imigrantes em Goiás são Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Valparaíso e Rio Verde, indicando a concentração dessa população em áreas urbanas, onde há maiores oportunidades de emprego e acesso a serviços públicos.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation