ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A primeira-secretária e vereadora de Cuiabá, Katiuscia Manteli apresentou, um projeto de lei que dispõe sobre a concessão de Créditos Fiscais e Sorteio de Prêmios, referente à campanha "Nota Cuiabana Premiada", da Prefeitura de Cuiabá.
Além de oferecer descontos no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), onde apenas proprietários de imóveis podem participar, a parlamentar tem como objetivo expandir o acesso aos benefícios aos contribuintes que solicitam a emissão de nota fiscal de serviços.
"Com esse projeto de lei, queremos ampliar as possibilidades de acesso às premiações e fomentar o aumento da arrecadação municipal, por meio da ampliação da base de contribuintes beneficiados pela campanha", explicou.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Os créditos fiscais gerados pela campanha "Nota Cuiabana Premiada" poderão ser trocados por ingressos para eventos esportivos e culturais realizados no município de Cuiabá ou, caso o participante prefira, por cupons de desconto a serem utilizados no comércio local. "Além de incentivar a prática de solicitar a emissão das notas fiscais, essa ação vai valorizar os artistas regionais e a cultura local. O contribuinte participante da campanha poderá escolher como utilizar o crédito", destacou.
Com isso, comerciantes, organizadores de eventos e a economia local também serão beneficiados com o aumento da circulação de pessoas e recursos. Isso é importante porque, atualmente, os créditos fiscais são subutilizados. Com mais opções, como a troca por ingressos para eventos ou descontos no comércio local, haverá maior interesse da população em participar da campanha. Esse estímulo à adesão contribui para o aumento da arrecadação de impostos, fortalece a economia e proporciona acesso à cultura e ao lazer.
Segundo ela, mediante aprovação da propositura, a Prefeitura poderá firmar parcerias com organizadores de eventos e comércios locais para viabilizar as novas formas de utilização dos créditos, garantindo que os contribuintes tenham liberdade para escolher como desejam utilizá-los.
"Com mais pessoas participando da campanha Nota Cuiabana Premiada, espera-se um aumento na arrecadação municipal e um impacto positivo na economia local, especialmente nos setores cultural, esportivo e comercial. Além disso, a medida contribuirá para aproximar os cidadãos dos benefícios gerados pelos tributos que pagam, fortalecendo o vínculo com o município", concluiu Manteli.