PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, anunciou nesta quarta-feira (22) que adotará medidas rígidas contra as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que se recusarem a atender pacientes em casos de demanda espontânea. A declaração foi feita por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais, no qual ele destacou a necessidade de garantir atendimento eficiente à população. A decisão foi motivada por um flagrante registrado pelo próprio prefeito, que, ao monitorar câmeras, identificou uma superlotação na Policlínica do Pedra 90 enquanto o posto de saúde do mesmo bairro, localizado nas proximidades, permanecia vazio.
Segundo Abilio, não há justificativa para o desequilíbrio no atendimento. “Não podemos deixar as UPAs e Policlínicas lotadas e as Unidades Básicas de Saúde vazias. Não vou aceitar isso. A média de atendimentos nas unidades básicas de saúde é de 10 consultas por dia nos consultórios médicos. Não podemos aceitar isso”, declarou.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Abilio também destacou a discrepância no fluxo de atendimentos: "A Policlínica do Pedra 90 está lotada, enquanto no posto de saúde tem três pacientes esperando atendimento. A classificação da maioria desses pacientes da Policlínica é classificação verde. O posto de saúde poderia estar atendendo."
A classificação verde, geralmente atribuída a casos de menor gravidade, indica que esses pacientes poderiam ser atendidos nas UBSs, aliviando a sobrecarga nas policlínicas.
“Não existe justificativa para isso. Precisamos utilizar melhor a estrutura disponível para atender a população com qualidade e eficiência”, compeltou o prefeito.
O prefeito Abílio Brunini afirmou que acionou seus secretários adjuntos para tomar medidas imediatas e reforçar a orientação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Eles foram incumbidos de visitar cada unidade e comunicar aos servidores que a recusa no atendimento de pacientes será tratada com rigor. Segundo o prefeito, se as negativas persistirem, toda a equipe responsável poderá ser substituída.
"Já estou pedindo para os secretários adjuntos de primária e secundária: vão e falem com esses postos de saúde. Se posto de saúde não atender classificação verde, vamos trocar essas equipes," declarou Brunini.