ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza foi convocada pela presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, vereadora Michelly Alencar (União Brasil), para dar pela Comissão para dar explicações sobre as estratégias que a Prefeiturade Cuiabá irá adotar para o enfrentamento ao aumento de casos de dengue, chikungunya e zika na capital. A reunião da comissão foi marcada para segunda-feira (17), às 11h da manhã.
O cenário epidemiológico atual de Cuiabá apresenta um aumento expressivo no número de casos notificados de dengue e chikungunya nas primeiras semanas de 2025. Nos primeiros cinco períodos epidemiológicos do ano, os números de casos superaram os registrados no mesmo período de 2024.
Em relação à dengue, a média semanal de notificações, que é de 167 casos em 2025, representa um aumento de 386% em comparação aos 34 casos registrados em 2024. Já a chikungunya apresentou uma elevação impressionante de 6.539%, com uma média de 305 casos por semana, contra apenas cinco notificações no mesmo período de 2024.
Na 4ª Semana Epidemiológica (de 19 a 25 de janeiro), Cuiabá notificou 605 casos de chikungunya, evidenciando o aumento no impacto da doença. Embora não haja confirmação de óbitos por dengue em 2025, há um caso em investigação, além de quatro mortes confirmadas por chikungunya e um óbito sob análise.
Os vereadores da Comissão de Saúde querem da nova secretária os números atualizados e quais medidas estão sendo tomadas e quais novas ações serão adotadas. Eles também querem saber quantos médicos serão contratados temporariamente (considerando a possível aprovação do PLC que revoga a lei que limita a contratação de médicos a 20% em relação aos efetivos) e para onde eles serão direcionados: UPAs, UBSs, policlínicas ou HMC?.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Outra preocupação é com o atendimento primário. Em como a secretaria vai cobrir o déficit de agentes comunitários de saúde, se já tem mapeadas as unidades que enfrentam problemas estruturais e qual é o planejamento para reformas?.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Cuiabá, a Comissão de Saúde tem competência para convidar o secretário de Saúde para audiências públicas sem a necessidade de aprovação do plenário
REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO
Também tramita na Câmara um requerimento de convocação da secretária de Saúde de Cuiabá, de autoria do vereador Jeferson Siqueira (PSD). O vereador quer esclarecimentos sobre a morte de uma mulher de 41 anos, após buscar atendimento na UBS do Tijucal no dia 31 de janeiro com suspeita de dengue. O Colégio de Líderes da Câmara pautou a votação do requerimento para a sessão desta quinta-feira (13).