Cuiabá, 16 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,51
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 17 de Outubro de 2023, 14:15 - A | A

17 de Outubro de 2023, 14h:15 A- A+

Política e Eleições / GESTÃO DO ESTADO MT

Sinpaig apresenta oportunidades de redução de custos e aumento da arrecadação

O trabalho desenvolvido pelos profissionais da Área Meio foi o tema central do primeiro encontro entre a nova diretoria do Sinpaig-MT e o Secretário Chefe da Casa Civil, Fábio Garcia

DA REDAÇÃO

O trabalho desenvolvido pelos profissionais da Área Meio foi o tema central do primeiro encontro entre a nova diretoria do Sinpaig-MT e o Secretário Chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. Alguns dos produtos desenvolvidos por servidores da carreira foram apresentados, com destaque para o controle dos gastos públicos que tem gerado uma economia de centenas de milhões aos cofres públicos. Na outra ponta, o sindicato mostrou como pode ampliar em outras centenas de milhões a arrecadação de Mato Grosso, em especial na recuperação de créditos da dívida ativa. A reunião foi organizada pela deputada federal, Gisela Simona.

“Nós mostramos que muitos dos produtos que tornaram o Governo equilibrado em suas contas públicas são realizados por profissionais da nossa carreira. Somos uma carreira com 195 contadores, 181 advogados, 180 administradores, 124 economistas, e 87 profissionais de T.I., além de muitos outros servidores especialistas neste negócio chamado Poder Executivo. Nós viemos reforçar o compromisso da carreira em assumir responsabilidades e ajudar Mato Grosso a crescer”, destacou o presidente do Sinpaig, Antônio Wagner.

Durante a apresentação do sindicato, o secretário Fabio Garcia debateu vários pontos da apresentação do sindicato, em especial quando foi-lhe apresentado o último projeto aprovado pelo governador do Estado, Mauro Mendes. “Este programa é uma ótima ferramenta para boa aplicação dos recursos públicos, pois mostra o cenário real e atualizado de cada município do Estado”, destacou Garcia.

O produto em questão é o ICQV (índice de condição e qualidade de vida de Mato Grosso), gestado na Coordenadoria de Estudos e Indicadores Socioeconômicos e na Unidade Estratégica de Difusão de Informações Socioeconômicas. Ao final o secretário pontuou o cenário fiscal incerto diante da iminente reforma tributária, cujo um dos maiores especialistas sobre o tema na Secretaria de Fazenda também é um analista da Área Meio.

Ainda foram debatidos na reunião economias específicas realizadas em pregões eletrônicos, transformação digital e governo digital, concessões de rodovias, o trabalho nos aeroportos e o investimento que o Governo vem fazendo na modernização da rodoviária de Cuiabá.

Reposicionamento

Após a apresentação, a diretoria do Sinpaig fez a entrega de um projeto de lei com a atualização de atribuições da carreira. “A legislação está em constante evolução. Precisamos que as leis das carreiras abriguem o trabalho desenvolvido pelos servidores públicos que a compõem. São novos sistemas operados, novas rotinas de trabalho necessárias para atender a população. Entregamos uma proposta que reflete o que temos feito na prática”, destacou Antônio Wagner.

O texto apresentado foi construído após uma Assembleia Geral da categoria lotar o auditório da Controladoria Geral do Estado no dia 06 de setembro. Foram constituídos grupos de trabalho que após mais de um mês de reuniões gestou o Projeto de Reposicionamento Institucional e da categoria.

“Eu e a deputada Gisela firmamos um compromisso de encaminhar uma reunião junto a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento. Vamos sim constituir uma comissão bipartite solicitada pelo sindicato para analisar o projeto apresentado”, adiantou Fabio Garcia. Outro pleito dos servidores atendido pelo chefe da Casa Civil será uma definição de prazo para conclusão dos trabalhos.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation