Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,41
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 20 de Agosto de 2024, 13:40 - A | A

20 de Agosto de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / REAJUSTE SALARIAL

Total de 33 acordos firmados com o funcionalismo público, Dnit também aceita proposta do governo federal

Reestruturação da remuneração será implementada em duas etapas: com reajuste de 9% em janeiro de 2025, com um aumento adicional de 5%, em abril de 2026

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta segunda-feira (19) os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assinaram um acordo do governo federal para a reestruturação da carreira. Este foi o 33º acordo alcançado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nas mesas de negociação específicas com o funcionalismo público.

As negociações têm sido parte de um esforço contínuo para melhorar as condições de trabalho e de remuneração dos servidores, refletindo o compromisso do governo em atender às demandas dos trabalhadores do setor público.

A proposta assinada entre os servidores do Dnit e o governo federal abrange as carreiras do Dnit e o Plano Especial de Cargos. A reestruturação da remuneração será implementada em duas etapas: a primeira em janeiro de 2025, com um reajuste de 9%, e a segunda em abril de 2026, com um aumento adicional de 5%.

Para os servidores do Dnit, a tabela de remuneração será ampliada, passando a incluir quatro classes e 20 padrões. Essa estrutura contará com dois padrões no final da classe especial e cinco padrões no início da nova classe A. Além disso, os trabalhadores serão reposicionados dois padrões acima do que ocupam atualmente. Também será eliminada a exigência de existência de vaga para a progressão na carreira, conforme estabelecido na Lei 11.171/2005.

Em relação ao Plano Especial de Cargos, a tabela será padronizada com quatro classes e cinco padrões em cada classe, aplicando-se aos cargos de níveis intermediário e superior. Essas mudanças visam melhorar a estrutura de remuneração e progressão dos servidores, proporcionando maior clareza e equidade nas carreiras abrangidas pelo acordo.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation