ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O União Brasil foi o partido que saiu mais fortalecido das eleições em Mato Grosso, apesar de não ter ganhado nas principais cidades. A sigla disputou 92 prefeituras e venceu em 60, conquistando polos importantes como Barra do Garças (502 km a leste de Cuiabá) e Nova Mutum (264 km ao norte).
O segundo maior em número de prefeituras foi o Partido Liberal (PL), onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi figura presente em várias candidaturas. Entre as cidades em que a sigla venceu estão Sinop (500 km ao norte), onde a disputa foi entre dois candidatos de extrema direita, e Primavera do Leste (231 km ao sul).
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Logo atrás vem o MDB, com 17 vitórias, o PSB, com 15 municípios e o Republicanos, que venceu em 12 cidades. Progressistas e PRD levaram a disputa em quatro cidades cada, PSB teve 3, Novo e Podemos com uma prefeitura cada.
O Partido dos Trabalhadores (PT), apesar dos apoios de nomes como o presidente Lula (PT), o ministro Carlos Fávaro (PSD) e a ex-deputada federal Rosa Neide (PT) não conquistou o eleitorado de nenhum dos municípios mato-grossenses. A única chance é em Cuiabá, onde Lúdio Cabral (PT) foi para o 2º turno, no entanto, ele teve menos votos que Abilio Brunini (PL).