ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) veio a Cuiabá para cravar a vitória do deputado federal e candidato a prefeito, Abilio Brunini (PL), no segundo turno no próximo dia 27 de agosto, quando será realizado o 2º turno com o deputado estadual Lúdio Frank Cabral (PT).
O ato realizado na Acrimat (Associação os Criadores de Mato Grosso), tendo o apoio de dezenas de lideranças do PL, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e com o governador Mauro Mendes (União), que oficializou nesta segunda-feira (14), apoio a Abilio.
Bolsonaro afirmou que a escolha para os cuiabanos é fácil. “Quando se fala em PT é fácil, é só votar do outro lado, e aqui ainda tem a ótima opção do Abilio e Vânia. Não sou eu que vou eleger o Abilio, minha participação aqui é de 2 ou 3%, mas tenho certeza que vamos mudar e para muito melhor”, explicou o ex-presidente.
Para Bolsonaro, o apoio do chefe do Palácio Paiaguás, somado aos votos recebidos por Abilio no 1º turno praticamente assegura a vitória do aliado.
Contudo, o liberal pediu cautela e empenho ao grupo. "Tem tudo para dar certo. Acho que com apoio do governador, pode estar tudo resolvido. Mas, eleição só se ganha a partir das 17 horas do domingo", colocou.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Bolsonaro brincou ao citar algumas qualidades de Abilio. "Bonito, esbelto, inteligente", falou, ao ser genérico no conhecimento político sobre o aliado. "Tem vivência de parlamentar, decente. Tem tudo para dar certo", assinalou.
O ex-presidente também deixou um 'alerta' para o aliado, caso ele venha ser eleito prefeito: a montagem do secretariado. "Cuidado quando for montar o secretariado. Cuidado com os amigos, não botar peixe, amiguinhos, que aí não dá certo", observou.
Apoio do governador Mauro Mendes
Nesta segunda, no final da tarde, o governador Mauro Mendes, oficializou apoio a Abilio para o segundo turno. Por sua vez, o chefe do Executivo Estadual pediu que Abilio selecione um quadro técnico para compor as secretarias de Cuiabá. Brunini afirmou que esse é seu principal objetivo a fim de ‘varrer’ a corrupção da prefeitura e, para isso, irá se inspirar no modelo de gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para realizar suas escolhas para o staff.
“Eu tive uma conversa com o governador Mauro Mendes hoje e a única coisa que ele me pediu foi para que tivéssemos um secretariado técnico, que traga resultado e eficiência para o município de Cuiabá. Que a gente combata a corrupção, passando um limpa em tudo que é errado e que aconteceu no nosso município”, declarou Brunini.
O postulante ao comando do Palácio Alencastro destacou ainda que, na conversa com Mendes, em momento algum o governador teria pleiteado cargos em troca da aliança, além de afirmar que pretende seguir a mesma linha adotada por Bolsonaro na seleção de seus ministros.
“Acredito que está acontecendo na nossa cidade uma união de pessoas que querem uma Cuiabá melhor. Se a nossa reunião tivesse sido transmitida ao vivo para que qualquer pessoa pudesse assistir, daria um excelente exemplo de como as relações políticas podem ser justas, corretas e transparentes para fazer progredir a nossa cidade. Isso eu aprendi com o senhor [se dirigindo a Bolsonaro], em Brasília, na hora de fazer política e ter a liberdade para escolher secretariado técnico e capacitado, que nem o senhor fez com o Tarcísio, Tereza Cristina, o astronauta, Paulo Guedes”, argumentou.
Apoio do governador de Minas Gerais
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, correligionário da candidata a vice de Abilio, tenente-coronel Vânia Rosa, disse que fez questão de vir a Mato Grosso para apoiar a candidatura da dobradinha da direita.
“Eles estão propondo aquilo que a gente já provou que é possível, e não só lá em Minas, todos os prefeitos do Novo foram reeleitos e com mais de 70% dos votos, pois pregamos a gestão ética, séria e que combate a corrupção. E eu tenho certeza que é isso que Abilio e Vânia vão fazer aqui em Cuiabá, com uma gestão eficiente para melhorar a cidade”, ressaltou.
Abilio reforçou que o resultado que sua maior proposta para Cuiabá é cuidar da população. “Cuiabá precisa ser arborizada novamente, tem um déficit habitacional muito grande e vamos buscar parceria estadual e federal para resolver isso. Nossa pauta principal é a defesa do povo cuiabano, que se sobressai a qualquer coisa, os problemas da cidade atingem a todos, e por isso vamos buscar alinhamentos para resolver esses problemas”, afirmou Brunini.