Cuiabá, 31 de Março de 2025
DÓLAR: R$ 5,71
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Quarta-feira, 05 de Março de 2025, 17:38 - A | A

05 de Março de 2025, 17h:38 A- A+

Política e Judiciário / POR UNANIMIDADE

Ministro do STF declara inconstitucionalidade de lei estadual que pune invasores de terras em Mato Grosso

O julgamento foi realizado por meio de sessão virtual encerrada no último dia 28

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade da Lei Estadual 12.430/2024 de Mato Grosso, que punia invasores de propriedades privadas. Segundo o voto do ministro Flávio Dino, a lei criou uma forma de “Direito Penal Estadual”, invadindo a competência da União para legislar em matéria penal e causando insegurança jurídica. O julgamento foi realizado por meio de sessão virtual encerrada no último dia 28.

A referida lei previa penas como restrição a benefícios sociais, veto à posse em cargo público e impossibilidade de firmar contratos com o poder público estadual.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) questionou a norma por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7715, sustentando que ela violava a competência exclusiva da União para legislar sobre o Direito Penal.

Em 2024, quando a ADI foi ajuizada, o ministro Dino concedeu uma decisão liminar suspendendo provisoriamente a lei. No julgamento do mérito, agora concluído, o magistrado votou pela nulidade definitiva da norma.

Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: O FATO NEWS - FTNBRASIL

O ministro destacou que a redação da Lei nº 12.430/2024 evidencia a intenção do legislador estadual de ampliar as sanções penais já previstas pela legislação federal. Segundo ele, essa tentativa de expandir o rol sancionatório representa uma incursão indevida na seara do direito penal, cuja competência é exclusiva da União.

“Entendo que, ao assim inaugurar a Lei nº 12.430/2024 do Estado de Mato Grosso, a redação adotada deixa transparecer o objetivo do legislador estadual de ampliar o rol sancionatório contido no regramento punitivo editado pela União, o que denota indevido ingresso na seara reservada ao direito penal”, afirmou o ministro em seu voto.

O relator concluiu que, ao invadir a competência exclusiva da União prevista nos arts. 22, I e XXVII da Constituição Federal, a Lei Estadual nº 12.430/2024 de Mato Grosso é formalmente inconstitucional.

“Ante o exposto, julgo procedente o pedido para, reconhecida a usurpação da competência privativa da União, nos moldes do art. 22, I e XXVII, da Constituição Federal, declarar a inconstitucionalidade formal da Lei do Estado de Mato Grosso nº 12.430/2024”, concluiu o relator.

Comente esta notícia

Sula Souza 06/03/2025

Esses ministros vieram para mostrar o que é Lei e o que é Bandidagem. A única coisa boa que o golpista MTemer deixou foi essa maravilha chamada Sua Excelência o ministro Alexandre de Moraes, o nosso querido Xandão. Quanto aos comentários nefastos, não nos surpreendem, pois essa gang que chama o medíocre Bostanaro de mito, precisa estudar muito, para entender o que é democracia e o que é ditadura. Parabéns!!

positivo
0
negativo
0

WILLY SOUZA 06/03/2025

Em sua grande maioria, os ministros do STF é a favor de MST, MSTeto, e outros movimentos anarquistas e destruidores da propriedade privada. Por que não usam de sua influência sobre os demais poderes, para se criar uma lei nacional? reforçando está lei estadual do Mato Grosso.

positivo
0
negativo
0

Ruben Dario Espindula Rabelo Filho 06/03/2025

Esperar o que dessa Orcrim que tomou o STF, como dizia Rui Barbosa, a pior ditadura é da justiça, pois contra ela não há a quem recorrer.

positivo
0
negativo
0

Maria Eugênia da Silva Freire 06/03/2025

Isso e um absurdo !! Como pode criminosos invadir propriedade a leia e sair impune !! ? Um governo que pune inocente e protege bandidos ?? Jurisdição que se auto denomina um semi deus, que atropela outros e ainda fala que foi invadido ? Gente o que está acontecendo com esse país ?

positivo
0
negativo
0

Nereu Leandro de Moraes 06/03/2025

A melhor proteção para bandidos hoje, se chama STF

positivo
1
negativo
0

EDSON PROCIDONIO DA SILVA 06/03/2025

É o STF usurpando as prerrogativas do Legislativo mais uma vez. E de novo, sempre a proteger bandidos. O Brasil virou um país sem Lei. E esses iluministros nao detem notavel saber jurídico e muito menos reputação ilibada. O Brasil está acabando nas maos desses bandidos de capa preta.

positivo
0
negativo
1

Zé das Couves 06/03/2025

O STF mais uma vez e sempre,agindo como departamento juridico do crime organizado...

positivo
0
negativo
0

Antônio Araújo de Sousa 06/03/2025

Bem certo a afirmação de que o Brasil não é um país sério nem foi feito para brasileiros, assim como a formiga o MST sabe a folha que corta, duvido que eles invadissem propriedades de ministros ou de parlamentares, se assim eles fizessem não existiriam mais, teriam sido punidos e essa nação hoje seria outra

positivo
0
negativo
0

CEZAR ROBERTO CZERNIEJ 06/03/2025

Como queria q cada ministro desses aí tivesse uma propriedade extruturada com o suor do seu trabalho e qdo tudo formado o grande MST invadisse alegando improdutivo e depredações acontecesse na propriedade queimasse seu maquinaria comessem sua vaquinha galinha porquinho arrancasse suas frutíferas..mas como se diz ..isso tudo q o MST faz não é ilegal..e o direito da terra.. Mas pra ministro isso não é preciso propriedade tal...seu gordo salário é mordomias pra q se incomodar.. Independente da classe produtora mas isso aí é um mal ..um câncer q por mais de 30 anos a esquerda unida governa o país e joga a culpa nos opositores.. Então se é assim ..quero requerer um supermercado..quero requerer um posto de combustível.. Como pode ..só o agro é taxado de invasões neh..Brasil não é dos brasileiros..Brasil é dos corruptos q a própria população elege..abra o olho brasileiro..

positivo
0
negativo
0

9 comentários

Esse est et proident pariatur exercitation