Cuiabá, 18 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,68
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 10:23 - A | A

18 de Outubro de 2024, 10h:23 A- A+

Saúde / CUIDADOS

Entenda a relação entre a acidez dos alimentos e a saúde bucal

Saiba como a alimentação impacta no desenvolvimento de problemas na boca

LIVIA PANASSOLO
DO SAÚDE EM DIA

A  saúde bucal está ligada diretamente ao bem-estar do restante do corpo. Com a alimentação não é diferente, já que as escolhas alimentares também podem impactar na conservação dos dentes. É o caso da ingestão de comidas ácidas, principal causa de desmineralização dental.

De acordo com a dentista Ilana Marques, da clínica IGM odontopediatria, um meio bucal ácido pode resultar no desenvolvimento de várias doenças, como a cárie. Isso porque quando se consome alimentos ácidos com frequência, essa característica também se transfere para o meio, causando a perda de minerais. 

“Alimentos ricos em açúcares como, por exemplo, chocolate, paçoquinhas, bolachas doces e recheadas, balas, doces e até mesmo as comidas consideradas saudáveis como barrinhas de cereais, frutas, consumidos em excesso e falta da higienização correta dos dentes acarreta no surgimento de novas doenças”, explica a especialista.

Por isso, atentar-se às escolhas alimentares é fundamental para manter a saúde bucal e não ter problemas futuros. “Sempre que ingerir alimentos perigosos é importante comer os alimentos protetores, que são todos os tipos de castanhas, queijos e pipoca de sal”, indica a dentista.

Alimentos para evitar

A ingestão de alimentos que contenham baixo nível de pH deve ser moderada. Uma dica para diminuir o impacto nos dentes é consumi-los com água, garantindo que não prejudiquem o esmalte. Confira os mais comuns abaixo.

  • Frutas cítricas como laranja, tangerina, abacaxi e limão

  • Café

  • Álcool (vinho)

  • Produtos derivados do tomate

Quando a acidez dos alimentos resulta na desmineralização no esmalte, os dentes podem ficar descoloridos. Assim, os túbulos dentinários ficam expostos e mais suscetíveis à sensibilidade.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Por isso, ao consumir esse tipo de alimento é importante aguardar um tempo antes de realizar a escovação para restabelecer o pH bucal. Dessa forma é possível evitar a fricção da escovação e desacelerar o desgaste dentário, promovendo a saúde bucal.   

Dicas para auxiliar a saúde bucal:

  • Faça o uso do fio dental diariamente

  • Escove os dentes pelo menos três vezes por dia ou após as principais refeições

  • Coma alimentos protetores após os alimentos perigosos

  • Faça acompanhamento com o dentista periodicamente 

  • Esteja atento para sinais como sangramento ao escovar, lesões que demoram mais de duas semanas sem melhorar

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation