PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O Instituto Joana D’Arc – Saúde e Sustentabilidade vem se destacando em Cuiabá por sua atuação em prol de causas sociais e pelo compromisso com a ética, o desenvolvimento humano e a sustentabilidade. Um dos principais destaques é o projeto Ciranda Digital por uma Migração Humanitária, uma iniciativa inovadora voltada à inclusão e capacitação de migrantes por meio de uma plataforma online. A ação conta com o apoio da SETASC, NEPOMI, Termo de Fomento 1139/2023, e parceria do Centro Pastoral do Migrante.
Com matrículas abertas, o projeto já beneficiou migrantes com idades entre 12 e 56 anos, sendo mais de 60% do público formado por mulheres. A maioria dos participantes é composta por venezuelanos (48%) e haitianos (42,5%), além de migrantes da Argentina, Cuba e Senegal. Realizado em parceria com o Centro de Pastoral para Migrantes, o projeto oferece gratuitamente cursos de português e informática por meio da plataforma Recode. O aprendizado da língua portuguesa é fundamental para a integração social e cultural, enquanto o desenvolvimento de competências digitais amplia as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho formal.
Foto: Júlio César/Rosany França - Instituto Joana D'Arc

“As ferramentas digitais mais utilizadas no mercado, como planilhas e editores de texto, são trabalhadas com os migrantes para que eles não fiquem restritos a subempregos, como limpeza ou serviços braçais. Queremos oferecer uma linguagem profissionalizante e cultural que facilite a integração real”, explica Júlio Cesar Mendes da Silva, coordenador do projeto e atuante no Instituto Joana D’Arc há 14 anos.
A proposta é atender desde migrantes acolhidos pela Casa do Migrante até aqueles que já vivem em Cuiabá com emprego e moradia. Os cursos têm horários flexíveis e podem ser acessados por diversos dispositivos, o que facilita a participação mesmo de quem já está trabalhando.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Foto: Júlio César/Rosany França - Instituto Joana D'Arc

A estrutura do projeto inclui uma equipe dedicada composta por psicólogo, monitor de português, monitora de informática e a coordenação geral. O laboratório digital, equipado com computadores recuperados e modernizados pelo Instituto, também se destaca por promover a sustentabilidade ao reutilizar equipamentos eletrônicos. O ambiente é climatizado e preparado para oferecer conforto e privacidade aos alunos, com fones de ouvido e acesso a videoaulas multimídia.
O psicólogo organizacional Breno também integra a equipe e atua diretamente no apoio à profissionalização dos migrantes. Ele auxilia na preparação de currículos, simulações de entrevistas e no desenvolvimento de habilidades técnicas como Excel, Word, PowerPoint e até introdução à programação. O objetivo é aumentar as chances de inclusão no mercado formal de trabalho.
Os interessados em participar dos cursos devem procurar a Casa dos Migrantes - Projeto Ciranda Digital, do Instituto Joana D’Arc, de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, e às sextas-feiras, das 9h às 12h.
Instituto Joana D'Arc
O Instituto Joana D'Arc - Saúde e Sustentabilidade é uma organização social localizada em Cuiabá, Mato Grosso, que desenvolve projetos voltados para a inclusão social, saúde e sustentabilidade. A instituição se destaca por seu compromisso com causas humanitárias, promovendo ações de capacitação profissional, integração cultural e apoio a migrantes, além de projetos que buscam melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.