Cuiabá, 18 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,66
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Esportes Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 14:00 - A | A

10 de Outubro de 2024, 14h:00 A- A+

Esportes /

Magic Paula é eleita presidente da Comissão Nacional de Atletas

A eleição aconteceu nesta terça-feira, em reunião realizada no Ministério do Esporte. Leomon Moreno, do goalball, é o vice

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Na esteira das recentes mudanças no comando das entidades que representam os atletas brasileiros, a manhã desta quarta-feira (09) marcou a chegada da lenda do basquete feminino brasileiro Magic Paula à presidência da Comissão Nacional de Atletas (CNA) e de Leomon Moreno, medalhista paralímpico do goalball, que será o seu vice. A partir de agora, eles serão os legítimos representantes dos interesses dos atletas junto ao Governo Federal por um mandato previsto para durar dois anos.

A reunião que elegeu Paula e Leomon foi conduzida pelo ministro do Esporte substituto, Diego Galdino. A comissão é composta por 11 atletas de diferentes modalidades esportivas, e tem como competências assistir o ministro do Esporte na gestão da Política Nacional do Esporte; propor ações com o objetivo de estimular iniciativas públicas e privadas destinadas à prática de atividades esportivas; atuar na elaboração de programas e projetos de interesse da comunidade esportiva; sugerir ações destinadas a aumentar a participação de atletas nos colegiados de direção das entidades esportivas, e manifestar-se sobre as questões referentes ao desenvolvimento do esporte no país.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

“Ser escolhida como presidente da CNA por um grupo tão seleto é uma honra e muita responsabilidade. O nosso trabalho será pautado pelos anseios do esporte olímpico e paralímpico”, agradeceu Magic Paula, ao comentar sua eleição.

Criada pelo Decreto nº 10.056/2019, a Comissão de Atletas foi reativada com a publicação da Portaria Mesp nº 76, de 26 de agosto de 2024, e é resultado de uma antiga reivindicação do meio esportivo. Durante os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, os atletas já levantavam, em conversas informais, a ideia de conquistar uma maior participação na política esportiva nacional. Desde então, vinham buscando encontrar uma forma de estabelecer uma relação mais próxima com o governo, caminho consolidado agora com a nova estrutura eleita da CNA.

“É um privilégio poder contar com a experiência de atletas que construíram a sua história nas quadras, nos campos, nas arenas esportivas. Tenho certeza de que esse é o melhor caminho para alcançar o desafio que nos foi proposto pelo presidente Lula, de transformar o Esporte em uma ferramenta de inclusão social ao alcance do maior número de brasileiros”, disse o ministro do Esporte substituto, Diego Galdino ao comentar o resultado da eleição que colocou Paula e Leomon à frente da CNA.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation