PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na manhã desta quinta-feira (10), o soldado Benedito Patrício da Silva Júnior, da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) da Polícia Militar de Mato Grosso, salvou a vida de uma menina de 1 ano e 4 meses que se engasgava no bairro Altos da Glória.
Segundo o militar, a família da criança mora próxima à sua residência. Por volta das 11 horas, ao chegar em casa, ele foi surpreendido pela mãe, que, em desespero, o abordou com a filha nos braços, já apresentando sinais de sufocamento. “Estava chegando na minha residência, e eles foram correndo até meu carro informando que a criança estava engasgada. Imediatamente, realizei a manobra de Heimlich que aprendi nos cursos pela Rotam e conseguimos desobstruir as vias aéreas”, relatou o soldado.
Logo em seguida, o policial acompanhou a família até uma unidade de saúde da região, onde a menina recebeu atendimento médico. Segundo os profissionais, ela passa bem.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Atendimentos emergenciais
A ação rápida do policial reforça a importância da capacitação e da prontidão no atendimento a emergências, demonstrando que a atuação da Polícia Militar vai além do combate ao crime, prestando apoio essencial à população em situações de risco.
Em 2022, o soldado Benedito, treinado em Atendimento Pré‑Hospitalar de combate pelo protocolo MARC1, salvou a vida de um homem que sofreu um acidente na Avenida dos Imigrantes, em Várzea Grande. A vítima estava com fratura exposta e hemorragia arterial massiva e o soldado aplicou um torniquete, estancando o sangramento até a chegada da equipe de resgate da Rota Oeste, que encaminhou a vítima para atendimento médico.
Em 2017, o soldado e sua equipe resgataram uma mulher de 35 anos durante um incêndio no Bairro Altos da Serra, em Cuiabá. Segundo o boletim de ocorrência, ela estava desacordada e presa sob escombros quando foi encontrada pelos agentes.
A PM foi acionada por vizinhos e, ao saber que a vítima ainda estava dentro do imóvel em chamas, os policiais arrombaram a porta e a janela para realizar o salvamento. Os policiais precisaram retirar os entulhos que estavam em chamas e caídos sobre a mulher para conseguirem salvá-la. Os primeiros socorros à vítima foram prestados pelos policiais militares até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A PM vai além do combate ao crime e, graças à capacitação em APH e à rapidez no atendimento, salva vidas em acidentes e incêndios.
Acompanhe o vídeo do momento do salvamento: