Cuiabá, 30 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,88
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025, 16:40 - A | A

28 de Janeiro de 2025, 16h:40 A- A+

Geral / ANO LETIVO 2025

Semana Pedagógica em VG propõe discussão para melhora dos índices da aprendizagem

Evento começou nesta segunda-feira (27) no auditório da Unifacc/MT, reunindo gestores e coordenadores das 96 unidades escolares

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Semana Pedagógica 2025 em Várzea Grande, que começou nesta segunda-feira (27) no auditório da Unifacc/MT, com a presença da prefeita Flávia Moretti (PL), é um evento voltado para o fortalecimento e desenvolvimento da educação na cidade. Até quarta-feira (29), o evento vai reunir profissionais da Educação para discutir as propostas de trabalho da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com o objetivo de promover a melhoria dos índices de aprendizagem dos alunos da rede municipal.

O secretário Pe. Edson Sestari destacou que a Semana Pedagógica é um momento essencial para acolher, refletir e orientar as equipes de cada unidade escolar. Ele enfatizou a importância de criar um ambiente de aprendizagem dialógico, colaborativo e reflexivo, visando fortalecer os vínculos do grupo, especialmente entre os novos servidores.

Após a cerimônia de abertura, gestores e coordenadores das 96 unidades escolares deram início aos trabalhos com uma palestra sobre avaliação externa e interna, ministrada pelas professoras Elizete Gonzaga e Lucinalva Carneiro Lima. Essa palestra abordou aspectos importantes para o desenvolvimento da educação no município e a melhoria dos índices de aprendizagem.

Nesta terça-feira (28), os trabalhos continuaram no período matutino, com a apresentação da proposta de trabalho da Smecel, apresentada pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Pe. Edson Cestari e com a proposta formativa apresentada pela superintendente Pedagógica da Smecel, professora Elizete Gonzaga dos Santos Lima. O público alvo serão os professores das 46 escolas do Grupo A.

Já no período vespertino, será a vez dos professores das 48 escolas do Grupo B. Já no dia 29, no período matutino, será a vez dos professores das 50 escolas formadas pelo Grupo C participarem das discussões e por fim, no período vespertino, professores das 49 escolas do Grupo D fecham o ciclo de debates da Semana Pedagógica.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

De acordo com o secretário Pe. Edson Sestari, as atividades da Semana Pedagógica 2025 terão continuidade na quinta-feira, 30 e sexta-feira, 31, nas escolas, onde estão programadas atividades abrangendo sugestões de discussões, reflexões e revisões que a escola irá fazer com base em um documente para orientar os trabalhos, elaborado pela equipe de Coordenação Pedagógica da unidade escolar, com o acompanhamento da Superintendência Pedagógica.

A Semana Pedagógica 2025 vai oportunizar também a Apresentação e análise dos dados estatísticos das avaliações externas da Unidade Escolar? específico para Ensino Fundamental – CNCA-CAED/ SAEB/ Avalia MT/ Um Giro pela Aprendizagem, estudos e atualizações da Proposta Pedagógica da Escola, Regimento Escolar, DRC- EI e EF, projetos e parcerias, Apresentação do calendário escolar 2025, informando datas de eventos, reuniões pedagógicas e com as famílias, recessos feriados, início e término de bimestres e outras datas que considerarem pertinentes, Entrega da lista da turma e solicitar aos professores a leitura dos relatórios da turma recebida, para que possam planejar ações de continuidade da aprendizagem e recomposição das aprendizagens (caso haja necessidade), Leitura das atribuições do professor, TDI´s, TDEE´s, TAE e TSAE conforme lei Nº 2380/2011 (Lei de Gestão Democrática)  e a elaboração das estratégias para acolher os alunos e realizar avaliações diagnósticas para identificar o nível de aprendizagem de cada um (Ensino Fundamental, para além do diagnóstico psicogenético) para alunos novos na etapa do Ensino Fundamental, entre outras pautas.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation