PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Em busca de aumentar a produtividade e otimizar resultados, produtores rurais têm apostado em equipamentos de última geração e tecnologia avançada. Do plantio à colheita, a atualização do maquinário é vista como um passo decisivo para melhorar o desempenho nas lavouras. Em Mato Grosso e em todo o Brasil, o movimento é claro: dados recentes apontam um crescimento de até 46,6% na importação de determinados modelos de máquinas agrícolas em janeiro de 2025.
Conforme informações do Comex Stat, máquinas e aparelhos destinados ao preparo do solo movimentaram mais de US$ 9,2 milhões no primeiro mês deste ano – um salto de 46,6% em comparação com janeiro de 2024. Já os equipamentos para colheita e debulha atingiram a marca de US$ 33,1 milhões, refletindo um acréscimo de 18,5%.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Além disso, a importação de máquinas agrícolas e de construção triplicou entre 2020 e 2024, segundo estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), demonstrando um forte interesse na modernização do setor.
Amanda Verjovsky, desenvolvedora de novos negócios da WM Trading, destaca que o crescimento das exportações chinesas tem sido um fator importante nessa tendência. “A China aumentou sua participação nas exportações para o Brasil, passando de 7,3% em 2022 para 11% em 2024, ampliando as opções para que o produtor escolha o equipamento que melhor atenda às suas necessidades. Com o apoio de especialistas na importação, é possível renovar a frota com tecnologia de ponta”, explica.
Outro atrativo decisivo para a importação via trading são os benefícios fiscais exclusivos dessa modalidade, que reduzem a carga tributária e otimizam o fluxo de caixa dos produtores. Regimes especiais possibilitam a redução dos tributos na nacionalização dos equipamentos, garantindo maior previsibilidade financeira e permitindo investimentos em tecnologia sem comprometer o orçamento.
"A importação via trading possibilita acesso a incentivos fiscais diferenciados, como regimes especiais que reduzem tributos na nacionalização e permitem maior previsibilidade financeira. Isso garante que o produtor rural invista em tecnologia de ponta sem comprometer seu orçamento", explica Amanda.
Ainda conforme a desenvolvedora de novos negócios, a companhia também tem expertise em importação de outros produtos essenciais para o agronegócio, como aeronaves, equipamentos de irrigação, peças de reposição e fertilizantes.
Com vasta experiência em mercados internacionais – dos Estados Unidos à China – a WM Trading também atua na importação de produtos essenciais para o agronegócio, como aeronaves, equipamentos de irrigação, peças de reposição e fertilizantes, conectando produtores a fornecedores globais e contribuindo para o aprimoramento dos processos produtivos.