Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,06
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 07:40 - A | A

12 de Setembro de 2024, 07h:40 A- A+

Polícia / CRIME AMBIENTAL

Corpo de Bombeiros Militar detém homem suspeito de causar incêndio em Sinop

O homem foi detido em Sinop (MT), nesta terça-feira (10), no local do incêndio após ser identificado pelos militares como o responsável por iniciar o fogo

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), por meio do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM), prendeu em flagrante um homem que causou um incêndio no bairro Jardim Roma, em Sinop (MT), nesta terça-feira (10). O homem foi detido no local do incidente após ser identificado pelos militares como o responsável por iniciar o fogo.

Durante a ocorrência, os bombeiros militares agiram rapidamente, com parte da equipe contendo o responsável pelo incêndio enquanto os outros iniciavam o combate às chamas. O fogo foi extinto sem maiores prejuízos.

A Polícia Militar foi acionada e conduziu o homem à delegacia para as medidas legais.

Importante lembrar que de acordo com o Codigo Penal Brasileiro, no artigo 250, que causar incêndio que coloque em risco a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem é crime, com pena de reclusão de 3 a 6 anos.

Além da tipificação criminal prevista no Código Penal, queimadas em áreas urbanas são proibidas e sujeitas a multa e apreensão do responsável. Já em áreas rurais, o período proibitivo, conforme decreto do Governo do Estado, vigora até o dia 30 de novembro deste ano, reforçando a proibição de queimadas para evitar danos ambientais e riscos à saúde pública.

No que se refere a incêndios criminosos, a Polícia Civil de Mato Grosso já instaurou 14 investigações entre 1º de janeiro e 9 de setembro deste ano para apurar esses crimes. Durante esse período, 17 pessoas foram presas em flagrante por causar incêndios em lavouras, pastagens, matas ou florestas. As prisões ocorreram em 13 municípios: Jaciara, Cuiabá, Alta Floresta, Alto Araguaia, Diamantino, Marcelândia, Nortelândia, Nova Monte Verde, Tapurah, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sinop. Essas ações reforçam o compromisso das autoridades com o combate a crimes ambientais.

O comandante-geral do CBMMT, Flávio Glêdson Vieira Bezerra, faz um alerta para os prejuízos que os incêndios podem causar, seja provocando danos materiais, ambientais e até mesmo à saúde das pessoas.

“Os bombeiros militares estão enfrentando um trabalho árduo em campo. Muitas das demandas atendidas são causadas por ação humana. Estamos recebendo denúncias desses crimes e os órgãos de segurança estão identificando essas pessoas. Pedimos a colaboração da população para que não faça qualquer tipo de queimada, especialmente nesta época do ano, quando enfrentamos um período de seca severa”, ponderou o comandante.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation