PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na madrugada deste domingo (17), dois homens e uma mulher foram presos em Jauru, no Mato Grosso, durante uma operação do Grupo Especial de Fronteiras (Gefron), após serem flagrados com dois veículos Volkswagen Polo brancos, furtados da Prefeitura de Várzea Grande. O crime ocorreu na última quinta-feira (14), quando criminosos invadiram o pátio da Secretaria de Assistência Social e furtaram cinco automóveis, resultando em um prejuízo de cerca de R$ 200 mil.
A operação começou com a Polícia Militar, que identificou o paradeiro dos veículos furtados por meio de radares de monitoramento e informações das placas. As informações foram compartilhadas com o Gefron, que interceptou os suspeitos e durante a abordagem, as equipes confirmaram a origem ilícita dos automóveis.
Sendo assim, os três detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Jauru e deverão responder pelos crimes de organização criminosa, receptação, resistência, posse irregular de arma de fogo e desobediência.
Além da recuperação dos veículos, a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande anunciou que irá instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar possíveis falhas na guarda e vigilância dos automóveis e das dependências da secretaria. A investigação pretende identificar eventuais responsabilidades internas relacionadas ao furto.
A ação do Gefron destaca o papel estratégico na repressão de crimes na região de fronteira.