PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O sistema de reconhecimento facial do Vigia Mais MT, programa inovador coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), tem se destacado por eficácia ao permitir a prisão de 23 foragidos da Justiça. A tecnologia utiliza câmeras estrategicamente posicionadas em áreas públicas para identificar pessoas com mandados de prisão em aberto, contribuindo para o fortalecimento da segurança no estado. A tecnologia opera por meio de parceria da Sesp com a Coordenadoria de Tecnologia da Polícia Civil, e a empresa FacePass.
A captura mais recente ocorreu na última quinta-feira (14), em um condomínio na Região Centro-Norte de Cuiabá. Um homem de 25 anos, que era foragido da Justiça, foi identificado ao entrar no local como prestador de serviços. A câmera do programa, instalada em frente ao condomínio e voltada para a via pública, identificou o foragido, resultando em sua prisão.
O sistema de reconhecimento facial do Vigia Mais MT demonstrou mais uma vez sua eficácia ao identificar um mandado de prisão por tráfico de drogas e alertar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Após o alerta, uma equipe da Polinter foi imediatamente acionada, efetuando a prisão do suspeito no local, garantindo a segurança da área.
Segundo o superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, antes de qualquer prisão, é realizada uma rigorosa checagem manual nos bancos de dados da Polícia Judiciária Civil e no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa verificação detalhada tem o objetivo de evitar "falsos positivos", assegurando que apenas indivíduos com mandados válidos sejam detidos.
“Após todas as verificações, a Polícia é acionada para abordar o foragido da Justiça e conduzi-lo à delegacia, onde são adotadas as providências necessárias”, explicou o delegado.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Vigia Mais MT
O Governo de Mato Grosso está expandindo significativamente o uso de tecnologia no combate à criminalidade com a instalação de 15 mil câmeras de videomonitoramento nos 142 municípios do estado. A iniciativa visa fortalecer as ações de segurança pública e reduzir os índices de crimes, utilizando dispositivos modernos para monitoramento em tempo real.
O projeto, conduzido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), disponibiliza câmeras de três modelos diferentes sem custo para os municípios. No entanto, cabe às prefeituras ou parceiros privados cobrir os custos de instalação, manutenção e fornecimento de internet.
Os dispositivos devem ser instalados em áreas de interesse coletivo, como ruas, avenidas e praças, garantindo uma ampla cobertura de locais estratégicos. As imagens capturadas são integradas ao sistema da Segurança Pública, sendo transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e para dispositivos móveis de policiais e outros profissionais autorizados.
Essa estratégia reforça a vigilância em locais públicos e aprimora a capacidade de resposta das forças de segurança, promovendo mais tranquilidade e segurança para os cidadãos em todo o estado.