PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Foi preso na noite de terça-feira (3) o influenciador de B.F.M.F., de 34 anos, que estava foragido da Operação 777, deflagrada no dia 27 de novembro, conduzida pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) da Polícia Civil de Mato Grosso. A prisão em flagrante foi realizada pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, quando o homem desembarcava de um voo vindo da França.
Após o cumprimento do mandado de prisão expedido pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, o influenciador digital foi encaminhado pela PF ao Centro de Detenção de Guarulhos, onde ficará à disposição da justiça.
Medidas cautelares
Seis influenciadores digitais, sendo quatro de Mato Grosso e dois de São Paulo, estão sendo investigados pela Decon por promoverem o lançamento e a divulgação de jogos de azar online, popularmente conhecidos como “jogo do Tigrinho”, além de rifas ilegais em suas redes sociais. As ordens judiciais se estendem ainda às mães de três dos influenciadores, também investigadas pela Decon, pelo crime de lavagem de dinheiro obtido com a promoção das plataformas ilegais.
Por determinação judicial, as redes sociais dos investigados foram bloqueadas, e eles devem cumprir uma série de medidas cautelares, como a proibição de participação em atividades relacionadas a jogos de azar e a divulgação de novos conteúdos relacionados ao tema.
Os influenciadores também estão proibidos de deixar o país e devem entregar os passaportes para a Polícia Civil, assim como não podem fazer nenhuma divulgação envolvendo os jogos ilegais. O descumprimento das medidas pode acarretar a prisão preventiva dos envolvidos.
As ações da Polícia Civil de MT fazem parte das investigações que buscam coibir crimes que ferem o Código de Defesa do Consumidor e legislações que regulam práticas de sorteios e jogos no Brasil.
Considerando que os jogos de azar, incluindo as rifas promovidas sem autorização legal, são considerados ilícitos e sujeitos a sanções.
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Faturamento milionário
A Polícia Civil apurou que os influenciadores chegaram a faturar R$ 12,869 milhões, apenas no primeiro semestre deste ano, com a promoção de jogos online ilegais. Eles lançavam plataformas novas, quase diariamente, porque os seguidores logo percebiam que não conseguiam ganhar dinheiro com as apostas divulgadas. E quando os apostadores ganhavam valores maiores, não recebiam o prêmio, o que forçava os influenciadores a promoverem novos jogos para induzir os inscritos ao erro.