DA REDAÇÃO
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) mantém uma força-tarefa permanente de fiscalização em Cuiabá e Várzea Grande por meio da operação integrada Metrópole Segura. As ações já foram retomadas em 2025, com o reforço policial previsto para 30 dias em dez bairros das duas cidades.
Coordenada pela Secretaria Adjunta de Integração Operacional, a operação reúne a Secretaria Adjunta de Inteligência, Polícia Militar, Força Tática, Ciopaer, Ciosp, Corpo de Bombeiros, Polícia Comunitária e Rede Cidadã. Cada unidade atua conforme sua especialidade, abrangendo desde o policiamento ostensivo e preventivo até o suporte a outros órgãos que compõem a Segurança Pública.
Desde o dia 1º de janeiro, as equipes intensificaram o policiamento nos bairros de Cuiabá: Boa Esperança, Jardim das Américas, Bosque da Saúde, Alvorada e Centro Político Administrativo, nas imediações do Parque das Águas. Em Várzea Grande, as regiões Centro Norte e Sul, Nova Várzea Grande, Ponte Nova e Cristo Rei também contam com o reforço.
De acordo com o secretário de Integração Operacional, coronel Fernando Agostinho, a operação é planejada com base em dados estatísticos que apontam os índices criminais das regiões.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“A definição das áreas de atuação é bastante dinâmica baseada em indicadores prévios, priorizando as regiões por número de registros, orientações de inteligência, dissuasão e deslocamento de mancha criminal periférica. Assim, iniciamos a força-tarefa com policiamento intensificado nas ruas e reforço no trabalho de inteligência. Além disso, o Corpo de Bombeiros realiza fiscalizações em estabelecimentos comerciais em conjunto com outras forças de fiscalização”, explicou.
Ainda segundo o coronel, em 2024, a operação contribuiu para a redução dos índices de roubos e furtos nas áreas atendidas, além de fortalecer o combate às facções criminosas. “Mais de 25 bairros foram contemplados, e observamos uma queda significativa nos registros. Também intensificamos as ações no âmbito do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, seguindo a determinação do governador Mauro Mendes. A presença das forças de segurança reprime a criminalidade e proporciona mais tranquilidade à população”, destacou.