Cuiabá, 18 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,10
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Terça-feira, 17 de Dezembro de 2024, 13:25 - A | A

17 de Dezembro de 2024, 13h:25 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO PIRATE

PF e Anatel combatem atividade clandestina de telecomunicações em Mato Grosso

A ação mirou o funcionamento ilegal de serviços de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM) operados por uma entidade sem outorga, ou seja, sem autorização legal para transmitir sinal

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Federal de Mato Grosso e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deflagraram a Operação Pirate no município de Porto dos Gaúchos (MT) com o objetivo de combater atividades clandestinas de telecomunicações. A ação mirou o funcionamento ilegal de serviços de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM) operados por uma entidade sem outorga, ou seja, sem autorização legal para transmitir sinal.

Na Operação Pirate, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão, enquanto a Anatel realizou a fiscalização administrativa e a desativação da antena transmissora que emitia o sinal irregular. A ordem judicial foi expedida pelo Juízo de Garantias da Vara Federal Cível e Criminal de Juína (MT). Durante a operação, foram identificados e apreendidos equipamentos utilizados para a radiodifusão não autorizada.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

A prática configura crime previsto na Lei Geral de Telecomunicações (Lei nº 9.472/97), que proíbe a instalação ou operação de serviços de telecomunicações sem a devida concessão ou autorização da Anatel.

Além de violar a legislação vigente, rádios clandestinas representam risco à segurança pública, uma vez que têm alto potencial de interferir em serviços essenciais de comunicação, incluindo o tráfego aéreo, podendo comprometer operações aeronáuticas e outras transmissões vitais.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation