PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na manhã desta sexta-feira (6) a Polícia Civil de Mato Grosso, através da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), deflagrou a "Operação Sintetics", para combater uma associação criminosa envolvida no tráfico de drogas sintéticas. Foram emitidas 52 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, e intimações para uso de tornozeleiras eletrônicas, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá. As ações foram realizadas em Cuiabá, Cáceres e Natal (RN).
No início desta manhã, a Polícia Civil já prendeu quatro investigados em cumprimento de mandados de prisão preventiva. Outros 13 suspeitos foram intimados para comparecimento judicial, onde seriam submetidos ao monitoramento eletrônico através de tornozeleiras.
As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), tiveram origem na prisão de um casal envolvido na venda de drogas sintéticas, como ecstasy e LSD, em festas do tipo “raves” e em ambientes universitários.
Algumas das pessoas investigadas são estudantes universitários, e vendiam as drogas junto com o casal preso, que são colegas de faculdade. As investigações continuam com objetivo de identificar outros envolvidos.
O trabalho operacional contou com apoio das delegacias da Diretoria de Atividades Especiais: DRCI, Dema, Polinter, Delegacia Especial de Fronteira (Defron) em Cáceres e da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Nome da operação "Sintetics" faz referência às drogas sintéticas comercializadas entre os investigados.