Cuiabá, 16 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,51
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 17 de Outubro de 2023, 14:10 - A | A

17 de Outubro de 2023, 14h:10 A- A+

Política e Eleições / OPERAÇÃO VOLTANDO EM PAZ

Até o momento, o Governo Federal do Brasil repatriou 916 brasileiros do Oriente Médio

O Governo Federal articula com países do Oriente Médio retorno seguro dos cidadãos que desejam retornar ao País

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Operação Voltando em Paz, realizada pelo Governo Federal do Brasil, tem sido bem-sucedida na repatriação de cidadãos brasileiros e seus animais de estimação. Até o momento, foram repatriados 916 cidadãos brasileiros e 24 animais domésticos. Com a realização do novo voo programado para partir de Tel Aviv na quarta-feira, 18 de outubro, está previsto que mais de 1.100 brasileiros terão sido repatriados por meio desta operação.

O sétimo voo desta operação será conduzido por uma aeronave KC-30, que é um Airbus A330-200 pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB). O voo tem previsão de decolar da Base Aérea do Galeão (BAGL) no Rio de Janeiro, às 17h (horário de Brasília), desta segunda-feir (16) e deve retornar ao Brasil e pousar no Aeroporto Internacional do Galeão, no RJ, às 2h30 (horário local) de quinta-feira (19). Esta operação é parte dos esforços do governo brasileiro para trazer cidadãos brasileiros de volta ao país.

Além disso, outra aeronave, um VC-2 (Embraer 190), está aguardando autorização em Roma para se dirigir ao Egito e resgatar os brasileiros na Faixa de Gaza. Embora ainda não haja previsão para o pouso dessa aeronave no Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) continua a manter a orientação de que todos os nacionais brasileiros que já possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do Aeroporto Ben-Gurion. Esta orientação tem sido mantida desde o início do conflito e visa garantir que os cidadãos brasileiros utilizem voos comerciais disponíveis para retornar ao Brasil de maneira segura, de forma mais rápida e eficaz, aproveitando as operações regulares de voos comerciais que continuam operando a partir do aeroporto Aeroporto Ben-Gurion, que é uma das principais portas de entrada e saída de Israel. 

Brasileiros na Faixa de Gaza

Um grupo de cerca de 30 brasileiros e seus familiares diretos ainda permanece concentrado nas localidades de Khan Younis e Rafah, próximas à fronteira com o Egito, aguardando a retirada da Faixa de Gaza. O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém contato contínuo com essas famílias, demonstrando o compromisso em garantir sua segurança e retorno ao Brasil.

Além disso, a informação de que veículos contratados pelo Itamaraty estão de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah.

Governo brasileiro

O Brasil tem feito gestões em alto nível para viabilizar a entrada dos brasileiros e seus familiares diretos no Egito, demonstrando o compromisso do governo em garantir o retorno seguro desses cidadãos ao Brasil. A presença de uma aeronave em Roma, pronta para transportar os brasileiros procedentes da Faixa de Gaza quando autorizada, ressalta a preparação do governo brasileiro para essa operação de resgate.

Além disso, a ação do Itamaraty em acionar as autoridades competentes para assegurar acolhida e apoio aos brasileiros evacuados de Gaza após sua chegada ao Brasil é um passo fundamental para garantir que esses cidadãos recebam a assistência necessária ao retornar ao país.

A reiteração do governo brasileiro para que se evitem quaisquer deslocamentos não essenciais para a região destaca a preocupação com a segurança de seus cidadãos e é uma medida sensata, dadas as circunstâncias de conflito na Faixa de Gaza. O governo está enfatizando a importância de evitar viagens não essenciais para garantir a segurança dos brasileiros.

Aeronaves que já pousaram no Brasil:
KC-30 (Airbus A330 200): 211 passageiros
KC-30 (Airbus A330 200): 214 passageiros + 4 pets
KC-390 Millennium: 69 passageiros
KC-30 (Airbus A330 200): 207 passageiros + 4 pets
KC-30 (Airbus A330 200): 215 passageiros + 16 pets

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “WhatsApp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation