ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e os ministérios da Saúde do Brasil e de Portugal assinaram, nesta quarta-feira (19), um memorando para promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade. O documento foi um dos acordos firmados por ocasião da edição da 14ª Cimeira Brasil-Portugal com a presença do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, em Brasília.
Durante a cerimônia, o presidente Lula enfatizou a importância da parceria entre ambos os países e salientou que o intercâmbio está adquirindo um perfil diversificado, com integração de cadeias produtivas relevantes e que favorecem a exportação de produtos brasileiros de maior valor agregado. “Assinamos hoje vinte acordos para facilitar nossa cooperação e beneficiar nossas sociedades”, ressaltou. “A expectativa é que essa relação se aprofunde ainda mais quando o Acordo Mercosul-União Europeia entrar em vigor”, completou.
Já o ministro Wellington Dias destacou os benefícios da parceria com o Ministério da Saúde de Portugal. “O memorando que assinamos hoje vai possibilitar muitas trocas de informações entre Brasil e Portugal, permitindo que a gente amplie o conhecimento e possa favorecer cada vez mais o acesso aos alimentos de qualidade, combatendo a desnutrição e também a obesidade”, afirma.
O memorando objetiva o desenvolvimento de atividades de cooperação a nível das políticas públicas de promoção da alimentação adequada e saudável, com o compartilhamento de boas práticas e experiências em diversas áreas. Entre elas, avaliação de políticas públicas, ambientes alimentares, sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, guias alimentares, estratégias de promoção da alimentação adequada e saudável. Também inclui o ambiente escolar, no que tange ao público infantil e àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Além da troca de experiências, o documento prevê a possibilidade de realização de eventos científicos, conferências, intercâmbios e desenvolvimento de projetos e pesquisas conjuntas, entre outras iniciativas.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Cimeira Brasil-Portugal
Lula e o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, lideram a 14ª edição da Cimeira Brasil-Portugal. As cimeiras são consideradas fundamentais para aprofundar a colaboração entre as nações. Na última edição, 2023, houve assinatura de 13 acordos e memorandos sobre temas como equivalência de estudos fundamental e médio, proteção de testemunhas, direitos de pessoas com deficiência, energia, geologia e minas, cooperação técnica com a Fiocruz, declaração de intenções em saúde, produção audiovisual, cooperação espacial, turismo e comunicações.
Visita de Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na terça-feira (18), em visita de Estado o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. O encontro retribui a visita de Lula a Portugal em abril de 2023, sua primeira viagem à Europa no terceiro mandato, e reforça a importância da relação bilateral entre os países.