Cuiabá, 21 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,70
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025, 13:40 - A | A

20 de Fevereiro de 2025, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / SAÚDE EM CUIABÁ

Prefeito projeta fazer parceria com o governo de Mato Grosso e expandir Terapias Alternativas nas UBS

“Não vamos extinguir esse projeto. Nossa intenção é fortalecer e levá-lo para as Unidades Básicas de Saúde"

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), participou de um encontro na Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), realizada no Horto Florestal Tote Garcia, nesta quarta-feira (19), onde se comprometeu a ampliar o projeto para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo maior acesso da população às terapias alternativas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o evento, Abilio reconheceu as dificuldades estruturais enfrentadas pela unidade atual, que funciona no Horto Florestal, e reforçou a necessidade de atenção para melhorias.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Além disso, apontou que a Prefeitura de Cuiabá está analisando uma parceria com o Governo do Estado para expandir o projeto para espaços como o Parque Zé Bolo Flôr, Parque Mãe Bonifácia e Parque Tia Nair, ampliando o acesso a essas práticas na capital.

“Não vamos extinguir esse projeto, pelo contrário. Nossa intenção é fortalecer e levá-lo para as Unidades Básicas de Saúde, garantindo que toda a população, independentemente da região onde mora, possa ter acesso a essas alternativas que promovem bem-estar e qualidade de vida”, declarou o prefeito.

O encontro contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena, do secretário-adjunto de Meio Ambiente, Valdinir Piazza, e das vereadoras Michelly Alencar e Maysa Leão, que apoiaram a iniciativa e destacaram a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

As PICS englobam terapias como acupuntura, aromaterapia, reiki, massoterapia, homeopatia, yoga, entre outras, baseadas em conhecimentos tradicionais que promovem prevenção e tratamento de diversas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva a implementação dessas práticas devido aos benefícios comprovados na promoção da saúde e na humanização do atendimento.

A ampliação dessas terapias na rede municipal busca atender uma demanda crescente e proporcionar um atendimento mais acessível e inclusivo à população cuiabana.

As vereadoras Michelly Alencar, Dra Mara e Maysa Leão também acompanharam pauta.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation