PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O deputado federal Coronel Assis (União Brasil-MT) avaliou, duranto seu discurso no plenário da Câmara Federal em Brasília (DF), nesta terça-feira (8), que a esquerda foi “a grande derrotada” nas eleições municipais de 2024, destacando a baixa quantidade de prefeituras conquistadas pela esquerda em comparação com as eleições de 2020. Ele observou que, em Mato Grosso, a maioria das prefeituras será comandada por partidos de direita ou centro-direita.
Assis também argumentou que o resultado desse pleito poderá influenciar as eleições de 2026, destacando que o Partido dos Trabalhadores (PT) não conquistou nenhuma das 11 capitais onde as eleições foram decididas já no primeiro turno. Para o deputado, isso seria um indicativo de que o eleitorado brasileiro estaria se afastando da esquerda, refletindo, em sua opinião, um descontentamento com o atual governo federal, comandado por Luiz Inácio Lula da Silva.
“O PT não conseguiu nenhuma das 11 capitais em que as eleições foram decididas já no primeiro turno. Isso mostra que o brasileiro não quer mais ser governado por um governo de esquerda, a exemplo do que está acontecendo no Governo Federal”, discursou o parlamentar.
Na avaliação de Coronel Assis, Mato Grosso é a prova do enfraquecimento da esquerda. Nas eleições de 2024, seu partido, o União Brasil, foi quem mais teve maior número de leitos, com 59 prefeitos. Outros partidos de direita também tiveram votações expressivas como o PL que administrará 21 prefeituras. O PT, partido do presidente Lula, não elegeu prefeito em nenhuma cidade do Estado.
“Isso já é o reflexo, eu tenho plena convicção, da administração do Governo Federal, que, com certeza, deixa o nosso País sem rumo, sem rumo na economia, sem rumo na segurança pública, sem rumo nas políticas ambientais, na contramão da política internacional entre outras coisas, uma verdadeira amostra do que vai ser 2026, um retorno avassalador dos conservadores e da Direita brasileira ao comando do nosso País”, defende o parlamentar.
2º turno em Cuiabá
O deputado federal Coronel Assis declarou seu apoio a Abilio Brunini (PL) no segundo turno das eleições para prefeito de Cuiabá. Assis afirmou que sua decisão está baseada em valores compartilhados com Brunini, destacando a defesa de princípios ligados à direita política. Ele enfatizou a importância do "respeito à pátria, à família" e a luta contra ideologias que, segundo ele, "corrompem a sociedade." Além disso, Coronel Assis sublinhou a necessidade de eleger um prefeito que priorize a segurança pública na capital mato-grossense.
“Meu apoio ao Abilio está alicerçado nos valores da direita que compartilhamos e defendemos, com os princípios que queremos para a nossa capital, como o respeito à pátria, à família, contra as ideologias que corrompem a sociedade e principalmente, precisamos de um prefeito que lute pela segurança pública”, destaca o deputado Coronel Assis.