ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, por meio de nota publicada nas redes sociais. Lula afirmou que o norte-americano foi um amante da democracia e defensor da paz e após deixar a presidência seguiu militando pela promoção dos direitos humanos. Carter faleceu neste domingo (29/12), aos 100 anos.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O Ministério das Relações Exteriores também divulgou nota lamentando o falecimento:
O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, do falecimento do ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, no dia de hoje, 29 de dezembro.
À frente do governo norte-americano entre 1977 e 1981, Carter liderou negociações diplomáticas relevantes, que levaram, por exemplo, aos acordos de paz entre Egito e Israel e a acordo de limitações de armas estratégicas entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Após o fim do seu mandato presidencial, o Presidente Carter continuou, através do “Carter Center”, a trabalhar pelo fortalecimento de instituições democráticas e o respeito aos direitos humanos no mundo, esforço que lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz em 2002.
O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Carter e ao governo e ao povo norte-americanos as mais sentidas condolências.