ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O Partido Liberal (PL) alcançou um marco significativo nas eleições de 2024 em Mato Grosso, emergindo como o partido mais votado nas principais cidades do estado. As vitórias nas prefeituras de Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop refletem uma mudança nas preferências tradicionais do eleitorado mato-grossense e um fortalecimento da nova direita na política local.
Foto: Divulgação
Em Cuiabá, Abilio Brunini derrotou Eduardo Botelho (União) e foi para o 2º turno em primeiro lugar. O resultado surpreende não apenas pelo avanço de Lúdio Cabral, mas também pela derrota de Botelho, que contava com o apoio do governador Mauro Mendes (UB) e era amplamente visto como a principal promessa para vencer o pleito de 2024. Com 100% das urnas apuradas, a capital mato-grossense assistiu a uma virada histórica, que redefine o cenário político local
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Em Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) foi eleita prefeita, obtendo 50,54% dos votos válidos, totalizando 68.760 sufrágios. Flávia desbancou Kalil Baracat (MDB), que era considerado um candidato forte e parte do tradicionalismo político da Família Campos. Essa vitória solidifica a presença do PL na região metropolitana de Cuiabá.
Rondonópolis também viu o crescimento do PL com a eleição de Claudio Ferreira, que obteve 45,74% dos votos com 100% das urnas apuradas. Ele superou Thiago Silva (MDB) e Paulo José (PSB), que receberam 33,14% e 21,12% dos votos, respectivamente. Essa vitória reforça o PL como uma força dominante na cidade.
Em Sinop, o partido continuou a triunfar com a eleição de Roberto Dorner, que alcançou impressionantes 68,41% dos votos, frente a Mirtes da Transterra, que obteve 31,59%. Com 100% das seções apuradas, a vitória de Dorner sinaliza um apoio robusto ao PL na região Norte do estado.
Esses resultados não apenas destacam o crescimento do PL, mas também evidenciam uma mudança nas dinâmicas políticas de Mato Grosso, onde novas figuras de direita parecem estar se consolidando como uma alternativa viável para os eleitores. O eleitorado está cada vez mais engajado e disposto a apoiar candidatos que prometem renovação frente aos candidatos tradicionais.
FORTALECIMENTO PARA 2026
Em entrevista coletiva no comitê eleitoral de Abilio Brunini logo após a confirmação do 2º turno em Cuiabá, o presidente do PL, Ananias Filho, afirma que o resultado das eleições municipais podem pavimentar uma candidatura da sigla para a eleição de 2026. Ananias, inclusive, "lançou" o senador Wellington Fagundes (PL) ao Governo do Estado.
"Temos o senador Wellington, que já colocou a disposição para 2026. Os resultados apontam que o PL está bem posicionado", frisou Ananias, que citou também que o deputado federal José Medeiros deve disputar o Senado.