Reprodução: Instagram
PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na manhã desta quarta-feira (1°), em cerimônia realizada no Centro de Eventos Tulipas, em Rondonópolis (MT), o 18º prefeito eleito no município, Cláudio Ferreira (PL) e o vice-prefeito Altemar Lopes (Podemos) foram empossados para a gestão 2025-2028. Durante a primeira sessão da nova legislatura da Câmara Municipal, os 21 vereadores eleitos foram empossados oficialmente. O evento com público restrito, contou com a participação de autoridades, familiares e amigos convidados de cada parlamentar.
No seu discurso de posse, marcado pela emoção, Cláudio Ferreira enfatizou a grande responsabilidade que assume como prefeito de Rondonópolis para os próximos quatro anos, destacando os aspectos político, jurídico, histórico e espiritual que envolvem sua gestão municipal.
“Primeiramente, quero agradecer a Deus e a todo o povo de Rondonópolis. Nós chegamos aqui por meio do voto popular, encerrando um ciclo e iniciando outro, com a expectativa de um ciclo virtuoso, de muita prosperidade, que dê atenção e cuide dos serviços públicos essenciais, e é isso que vamos fazer”, declarou Cláudio Ferreira.
Cláudio Ferreira, desde o início de sua campanha política, tem sido muito crítico em relação à gestão de seu antecessor, José Carlos do Pátio. Ele tem apontado que a administração anterior deixou uma dívida de quase R$ 1 bilhão, o que ele considera um grande desafio e uma preocupação para a cidade de Rondonópolis.
Esse endividamento, de acordo com Ferreira, será uma das questões centrais de sua gestão, exigindo medidas estratégicas para reverter a situação financeira e promover o desenvolvimento sustentável da cidade.
Além disso, Cláudio Ferreira destacou a falta de autonomia nas secretarias municipais durante a gestão de Pátio, mencionando a centralização de decisões como um obstáculo ao desenvolvimento local.
Em relação à saúde, Cláudio Ferreira apontou problemas graves e crônicos, como a precariedade da única UPA existente e a ausência de um hospital municipal, indicando a necessidade urgente de melhorias nesse setor. No trânsito, ele criticou a omissão da gestão anterior em ordenar o tráfego, resultando em acidentes e mortes, e prometeu ações para melhorar a segurança viária.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Ações da nova gestão
O plano de governo de Cláudio Ferreira para Rondonópolis se baseia em princípios de transformação e desenvolvimento, com ênfase em áreas essenciais para o bem-estar da população e o progresso da cidade. Entre os principais objetivos, ele destaca a necessidade de transformar Rondonópolis em uma cidade mais segura, com acesso à educação básica de qualidade e com investimentos para criar mais oportunidades econômicas.
O combate à pobreza é uma prioridade, com a proposta de sair da estagnação e promover uma mudança real na cidade. A gestão de Ferreira visa uma governança inclusiva, que atenda as necessidades daqueles que mais precisam, ao mesmo tempo em que respeita e atrai investidores para fomentar o crescimento econômico.
Além disso, o plano busca harmonizar o ambiente de trabalho no setor público, com a meta de tornar a administração municipal mais eficiente e eficaz no atendimento à população. A proposta é criar um governo que seja capaz de promover o desenvolvimento econômico e social de maneira equilibrada e justa para todos os cidadãos de Rondonópolis.
O plano de governo de Cláudio Ferreira apresenta várias propostas focadas na modernização e eficiência da administração pública de Rondonópolis. Entre as principais iniciativas, destacam-se:
- Reforma Administrativa:
Cláudio Ferreira propõe eliminar cargos comissionados sem serventia, reduzir secretarias e cortar gastos desnecessários, tornando a máquina pública mais enxuta. Além disso, o plano prevê a realização de concursos públicos conforme a legislação vigente e a implementação de metas por produtividade em todas as secretarias. Os servidores que atingirem essas metas serão premiados com bonificações, incentivando a eficiência e o comprometimento no serviço público.
- Programa Tudo em Casa:
Este programa visa capacitar os empresários locais e incentivar sua participação nos processos de aquisição de suprimentos e serviços pela prefeitura. A ideia é estimular a economia local, além de reduzir custos na gestão pública, promovendo o fortalecimento do comércio e serviços de Rondonópolis.
- Programa Revoga Sim:
A proposta de desburocratização da máquina pública visa simplificar processos administrativos, revogar leis e atos que dificultam o funcionamento da gestão municipal. Este programa também busca cumprir a nova lei de licitações e revisar taxas, com o objetivo de aliviar a carga tributária, garantindo que as normas sejam aplicadas de forma justa e igualitária, levando em conta as desigualdades existentes entre os contribuintes.
- Rondonópolis na Palma da Mão:
A implementação de um aplicativo ou software visa simplificar o atendimento a diversos serviços públicos, permitindo que os cidadãos realizem ações como recadastramento, concessão de passe livre, cartão do idoso, emissão de 2ª via de guias, e consulta ao boletim de cadastro imobiliário diretamente pelo dispositivo móvel, tornando os serviços mais acessíveis e ágeis para a população.
Essas iniciativas refletem o compromisso de Cláudio Ferreira em melhorar a eficiência do governo municipal, promover a inclusão digital, apoiar o comércio local e garantir uma administração pública mais transparente e acessível.
Posse e eleição Mesa Diretora
O vereador Paulo Schuh (PL) foi eleito presidente da Câmara, tendo como membros: Kaza Grande (PSB), como primeiro vice-presidente; Alikson Reis (PODE), sendo o segundo vice-presidente. Já Ibrahim Zaher (MDB) foi eleito o primeiro secretário e Kalynka Meirelles (PL), a segunda secretária.
Veja os seguintes vereadores que tomaram posse na Câmara Municipal de Rondonópolis:
- Dra. Luciana Horta (PL);
- Kalynka Meirelles (PL);
- Vinícius Amoroso (PSB);
- Júnior Mendonça (PT);
- Kaza Grande (PSB);
- Dr. Ary Campos (PT);
- Paulo Schuh (PL);
- Renan Dourado (Republicanos);
- Beto do Amendoim (PSB);
- Ibrahim Zaher (MDB);
- Investigador Gerson (MDB);
- Marisvaldo Gonçalves (Republicanos);
- Dr. José Felipe Horta (PL);
- Mariúva da Saúde (MDB);
- Anderson Bananeiro (PRD);
- Adilson do Naboreiro (MDB);
- Professor Alikson Reis (PODE);
- Dr. Manoel (União Brasil);
- Gelsão da Saúde (PODE);
- Welington Pereira (Rede);
- Wesley Cláudio (Novo).