ELISA RIBEIRO
O ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vir a Mato Grosso, onde passará por várias cidades, incluindo as da Baixada Cuiabana. Apesar da agenda lotada do presidente Lula com compromissos internacionais, o lançamento de projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Pantanal ficará para daqui a pouco mais de um mês.
“Na virada de abril eu acho que é possível nós termos o presidente Lula aqui”, destacou. “Foi a determinação do presidente Lula que todas as ações oriundas do BIT Pantanal de incremento às cadeias produtivas, de infraestrutura, da Embrapa na Baixada Cuiabana, tudo isso está sendo construído com o orçamento geral da União. E o presidente do governo faz questão de vir aqui em algum lançamento de todos esses programas que estão sendo feitos”.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Fávaro afirma que com a ajuda do Governo Federal, é possivel retomar as ações para o desenvolvimento da Baixada Cuiabana e dos municípios pantaneiros. "Vamos implementando passo a passo com o orçamento que temos disponível, isso será tratado com prioridade”, afirmou o ministro de Lula.
Em Mato Grosso, o BID contemplará projetos nos 12 municípios selecionados e serão percorridos por uma equipe técnica da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (SFA-MT) para subsidiar a carta-consulta a qual será submetida à instituição. No estado devem ser investidos cerca de R$ 1 bilhão.
Os municípios selecionados são: Acorizal; Barão de Melgaço; Cáceres; Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé; Rosário do Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande. A proposta tem por objetivo promover o desenvolvimento local, incentivar boas práticas agropecuárias e melhorar a sustentabilidade.