ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não virá a Cuiabá reforçar o palanque do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) neste segundo turno das eleições para prefeito. A ausência da maioria liderança da agremiação, é uma estratégia politica, buscando a vitória do pestista.
Com crescimento na reta final, a presença de Lúdio em uma cidade bolsonarista, deixando para trás o candidato do governador Mauro Mendes (União Brasil), foi uma surpresa e a avaliação é que a presença do presidente não ajudaria o petista, muito pelo contrário, poderia até prejudicar.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
No primeiro turno das eleições, Lúdio tentou a todo custo se desprender da imagem do Partido dos Trabalhadores (PT), justamente por conta da grande rejeição que a agremiação possui na Capital e em todo Mato Grosso. Para tanto, utilizou de boa parte de seu programa eleitoral.
Defensor da democracia e do respeito mesmo com quem pensa diferente, Lúdio Cabral conseguiu ampliar o leque de apoiadores durante a campanha em primeiro turno.
O petista fez malabarismo para manter os votos do eleitorado do campo da esquerda, mas também avançou para os eleitores não-petista, afirmando sempre que governaria para todos e que os “buracos da cidade e a falta de médico não escolhem identidade ideológica”.
Isso, inclusive, foi bastante explorado pelos adversários no decorrer da campanha eleitoral. Os demais candidatos os classificaram como “melancia” e o acusaram de tentar esconder suas origens e o seu partido a fim de, a qualquer custo, ganhar a eleição.
Diante deste cenário, Lula preferiu deixar Cuiabá de fora de sua agenda no segundo turno com receio de contribuir para a vitória do adversário do petista na Capital.
Depois do resultado, Lúdio Cabral antecipou que nesta semana já se reuniria com as lideranças do PT e dos partidos aliados para definir os rumos da campanha no segundo turno, as deliberações, ao que tudo indica, não incluem o suporte incisivo do presidente da República como ocorrerá em outras cidades do país.
“No segundo turno começa uma nova eleição, e vou seguir da mesma forma, respeitando as pessoas, apresentando propostas por uma cidade melhor para todos”, anunciou o petista.
A candidata a vice, na chapa de Lúdio, Rafaela Fávaro (PSD), destacou a receptividade das ruas e a participação das mulheres nas decisões políticas.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“A gente sentia que as pessoas realmente estavam entendendo as nossas propostas e gostando do que estávamos mostrando. Vimos que a população quer o melhor para Cuiabá. Também ficamos muito felizes com a quantidade de mulheres eleitas. A sociedade está entendendo que as mulheres têm que estar nos cargos de poder assim como os homens”, disse Rafaela.
Outro fator importante que favoreceu para o crescimento em primeiro turno foi o fato de a coligação fazer parte do “Time do Lula”. Cabral sempre reforçou aos eleitores que a aliança com o governo federal será importante para obter os recursos que a capital tanto precisa, destacando também que buscará parcerias com o governo do estado, Mauro Mendes (União).
Em junho, o presidente do PT de Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco, afirmou à imprensa que o presidente Lula viria a Cuiabá para fortalecer a campanha do candidato petista, pelo menos uma vez durante a campanha de Lúdio Cabral. “Ele (Lula) já tem uma programação para estar aqui em alguns atos do governo de inaugurações e na campanha eu não tenho dúvidas: o presidente Lula estará aqui, não sei quantas vezes, mas pelo menos uma eu garanto que o presidente Lula estará na campanha do Lúdio”, disse Barranco na época.
Marlan 08/10/2024
Na minha opiniao o Presidente Lula deveria vir a Cuiaba e declarar total apoio ao Ludio...
1 comentários