Cuiabá, 21 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,70
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025, 13:40 - A | A

20 de Fevereiro de 2025, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / ECONOMIA EM ALTA

Presidente Lula promete tirar o país da pobreza e baratear os alimentos até o fim de seu mandato

Presidente enfatizou compromisso para promover melhorias na vida dos brasileiros até o fim de seu mandato, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (19)

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A economia brasileira superou as expectativas e apresentou crescimento significativo nos últimos dois anos. Agora, o prognóstico é que os resultados positivos continuem a ser registrados. “O Brasil hoje está infinitamente melhor do que nós pegamos. Quando nós chegamos na Presidência da República, a previsão da economia era a gente crescer 0,8%, nós crescemos 3,2%. Esse ano a previsão era que a gente fosse crescer 2,5%, nós vamos crescer 3,8%”, destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (19), em entrevista após a XIV Cimeira entre Brasil e Portugal.

“O povo vai voltar a ganhar mais, vai poder comer mais, vai poder trabalhar mais, vai poder se divertir mais e, quando chegar na época da eleição, o povo vai exercer o seu direito democrático de votar em quem ele quiser. É assim que funciona a democracia”, Luiz Inácio da Silva - Presidente da República.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Lula indicou que “a economia vai continuar crescendo, a inflação vai continuar controlada e tudo vai melhorar nesse país”. “O povo vai voltar a ganhar mais, vai poder comer mais, vai poder trabalhar mais, vai poder se divertir mais e, quando chegar na época da eleição, o povo vai exercer o seu direito democrático de votar em quem ele quiser. É assim que funciona a democracia”, afirmou o presidente.

DADOS — Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a economia brasileira cresceu 3,5% em 2024. O dado foi divulgado na segunda-feira (17) pelo Monitor do Produto Interno Bruto (PIB), estudo que traz a prévia do comportamento do conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país. Em 2023, a evolução foi de 3,2%, influenciada pela agropecuária e pelas exportações. Já no ano passado o crescimento foi mais disseminado entre as diversas atividades econômicas. A indústria, os serviços e o consumo das famílias apresentaram resultados ainda melhores em 2024, acima dos já elevados crescimentos registrados em 2023.

Já o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), também divulgado nesta semana, apontou um crescimento de 3,8% da economia do país no ano passado. O IBC-Br é visto como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), calculado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

ENTREGA — Na coletiva de imprensa desta quarta-feira (19), Lula reafirmou que 2025 é o ano da colheita das políticas públicas implementadas pelo governo nos últimos dois anos. “Quando nós voltamos, nós tínhamos 33 milhões de pessoas passando fome outra vez, e vamos entregar em dezembro de 2026 sem nenhuma pessoa passando fome nesse país. Esse é um compromisso meu, mais do que um compromisso programático, é uma profissão de fé que eu tenho com o povo brasileiro”, disse.

O presidente também assegurou que trabalha para entregar, ao fim de seu mandato, um país melhor do que ele prometeu durante a campanha eleitoral. Esse esforço envolve ações para alavancar o desenvolvimento econômico, reduzir as desigualdades sociais e ampliar a geração de empregos.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation