PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Com objetivo de resolver o problema da crise hídrica em Várzea Grande e atendendo a uma solicitação da prefeita Flávia Moretti (PL). A secretaria de Viação e Obras, sob o comando do secretário Celso Luiz Pereira, está trabalhando em parceria com o Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG), em um esforço conjunto para minimizar os impactos da escassez de água, com ações emergenciais e de longo prazo na Estação de Captação de Água da Guarita, que alimenta a Estação de Tratamento II, a ETA da Júlio Campos. Essas ações podem trazer alívio imediato e também contribuir para a sustentabilidade no fornecimento de água para a cidade.
Durante a visita realizada no último sábado (8), realizada pela prefeita junto com os técnicos e secretários para vistoriar a toda a estrutura física de captação e tratamento de água do município, foi identificada a falta de condições técnicas da estação, agravada por um incêndio no ano passado que destruiu a Central de Equipamentos. Atualmente, as bombas operam sem proteção adequada, o que as torna vulneráveis às falhas e aumenta o consumo de energia. Além disso, a área sofre com furtos de cabos, que interrompem o funcionamento dos motores e causam prejuízos significativos.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
"Em uma ação emergencial, a secretaria de Viação e Obras, em conjunto com a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, formou uma força-tarefa para fazer a limpeza das imediações", explicou Celso Luiz Pereira. Ele destacou que estão sendo instalados sistemas de iluminação e câmeras de vigilância com tecnologia avançada, conectadas via fibra óptica à central de controle, para coibir furtos e aumentar a segurança no local.
O secretário também anunciou um projeto de modernização, que incluirá a construção de novas casas de equipamentos e a instalação de sistemas eletrônicos de proteção e monitoramento.
"Com isso, esperamos reduzir o consumo de energia entre 20% a 30%, além de garantir maior eficiência operacional", afirmou Pereira. A iniciativa visa aliviar a pressão sobre o orçamento do DAE, permitindo que a autarquia invista em outras áreas críticas.
O secretário da pasta Celso Luiz Pereira reforçou o compromisso da administração municipal em resolver a crise hídrica. "Estamos trabalhando dia e noite para garantir que a população tenha acesso à água. As melhorias na estação de captação da Guarita são um passo importante, mas também precisamos do apoio da comunidade para coibir vandalismos e garantir a eficiência do sistema", afirmou.
Comitê de Crise
Diante de tantos problemas que levaram ao colapso no abastecimento de água em toda a cidade, a prefeita Flávia Moretti determinou a criação de um Comitê de Crise para solucionar os transtornos e unir esforços de todas as secretarias municipais.
O Comitê de Crise definiu uma série de medidas emergenciais para responder com agilidade às demandas da população: com o monitoramento e segurança em diversos pontos do DAE-VG, contratação de carros-pipas, instalação de sensores de segurança e transparência na informação repassada aos munícipes.