Cuiabá, 02 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,16
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 28 de Outubro de 2024, 07:40 - A | A

28 de Outubro de 2024, 07h:40 A- A+

Política e Eleições / OPERAÇÃO NA ELEIÇÃO

Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e teve apoio da PF, PRF e Força Nacional de Segurança Pública

As ocorrências mais comuns foram: boca de urna, compra de votos e propaganda irregular. Foram registradas 42 prisões, nenhuma de candidatos

ELISA RIBEIRO

As eleições para o segundo turno de 51 municípios brasileiros teve o registro de 102 crimes eleitorais e 42 prisões, de acordo com o boletim gerado às 20h, deste domingo (2). Não houve prisão de candidatos. Os dados parciais foram incluídos no sistema Córtex pelos estados e validados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

As ocorrências criminais foram: 32, de boca de urna; 19, de propaganda eleitoral irregular; 14, de compra de votos/corrupção eleitoral; 11, de violação ou de tentativa de violação do sigilo de voto; 4, de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral; 4, de desordem que prejudique os trabalhos eleitorais e 11, de outros tipos de crimes.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

É importante reforçar que informações que constam na plataforma são alimentadas eletronicamente pelas secretarias de segurança pública estaduais e pelas equipes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública que atuam nos estados. O Ministério da Justiça e Segurança Pública concentra e valida os dados, que são incluídos na plataforma pelos estados, de forma autônoma.

Ação integrada

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em apoio à Justiça Eleitoral, a Operação Eleições 2024 mobilizou equipes da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional de Segurança Pública e representantes das Secretarias de Segurança Pública dos estados.

As forças de segurança ficaram reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, da Secretaria de Segurança Pública do MJSP.  Profissionais de imprensa também acompanharam a operação do local para divulgar as informações sobre o pleito em tempo real.

Acesse a íntegra do relatório final .

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation